Governo nomeia geógrafo e economista sem experiência para gerir hospitais

9

Filipe Amorim / Lusa

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins

As escolhas do Ministério da Saúde estão a ser criticadas devido à falta de experiência na administração de unidades locais de saúde.

Nos últimos meses, a nomeação de presidentes para conselhos de administração de Unidades Locais de Saúde (ULS) sem experiência em gestão hospitalar tem gerado controvérsia. Pelo menos três nomeados do Governo não possuem antecedentes na administração de hospitais, levantando questões sobre a adequação para liderar estruturas com orçamentos de dezenas de milhões de euros.

Entre os casos mais notórios está Rui Manuel Amaro Alves, presidente da ULS de Castelo Branco desde novembro, que é licenciado em Geografia e doutorado em Planeamento Regional e Urbano, sem histórico na área da Saúde.

Manuel José Santos de Carvalho, médico especialista em Medicina Geral e Familiar e presidente da ULS da Região de Leiria desde janeiro, também não tem experiência na gestão hospitalar, apesar de ter coordenado uma Unidade de Saúde Familiar.

Já João Pedro Marques Gomes, doutorado em Economia e com um extenso percurso académico ligado à Saúde, assume a liderança da ULS da Cova da Beira sem experiência prévia na administração de hospitais, refere o JN.

A legislação não exige que os administradores tenham sido gestores hospitalares, mas o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) determina que os nomeados devem possuir formação em Administração ou Gestão, preferencialmente na área da Saúde, e experiência profissional adequada.

Para Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a falta de experiência específica é preocupante. “Nenhuma empresa privada nomeia para a gestão de topo alguém que não conhece o setor”, afirmou.

Além das nomeações polémicas, a instabilidade nas ULS tem sido evidente desde que o atual Governo tomou posse. Onze conselhos de administração já foram exonerados ou apresentaram demissão, o mais recente na ULS Amadora-Sintra. Em alguns casos, os administradores alegam falta de condições para continuar ou falta de apoio.

ZAP //

9 Comments

  1. Ora um Geografo, ahahahah!
    “Perdoa-lhes Pai, não sabem o que fazem, nem sabem o que dizem”.
    Aqui temos “grande” PSD em evidencia do que são, fazem o que querem e entendem, são Donos Disto Tudo. E a prosissão ainda vai no adro, temos ainda que engolir muitos, muitos sapos com tropa de gente que não querem saber de NADA! O que conta são eles, os outros são bichinhos, pelo menos tratam-nos como tal, não temos nada a dizer. “Caluda, se fazem o favor”, ou como dizia o outro “Não sejam piegas”.

    7
    1
  2. Afinal “Social-Democrata” é um modelo Chines, de um regime AUtoritario, do “aqui quem manda sou, do quero, posso e mando”
    Isto do Geografo que não tem qualquer ligação à Area , nem de perto nem de longe, não tem qualquer tipo de fundamento, é irracional.
    Deposi, como é que querem que o SNS funcione? Não pode, é claro.
    Jã agora, quando é que arranjam o Cargo de gestor para a mulher da limpeza do PSD?
    E, dizem que “são os melhores”, mas afinal qual é o “Critério”? Devemos ser todos Burros, é isso que pensam com semelhantes brilharetes.

    6
    2
    • em PT não se valoriza o “Conhecimento, a Ciencia, a Sabedoria” , valoriza-se a esperteza, ratinhos sabidos e manhosos escondidos atrás de paleio e aparencias.
      Em nenhuma Pais d UE se esclheria alguem sem conhecimentos da Area para ocupar tal cargo. Da mesma forma, nenhum candidato assumiria o cargo para os quais não tivesse Conhecimentos da matéria.
      Gente maluca, com a Soberba!

  3. Ora bem, há tanta corrupção da esquerda à direita , passando pelo centro, que começam as falhar as alternativas.
    Honestos em vais de extinção, para corruptos melhor colocar sem experiencia, pode ser que os arrombo não sejam tão grandes !
    Se tudo isto falhar, podem dar ficar o meu nome, nunca geri hospitais 🙂 só empresas, mas não deve ser complicado, tendo em conta o historial do sucesso, por isso requisito mias importante é :/, basta não corromper nem deixar-se corromper.

  4. E quê? o Trump nomeou um lunático Elon Musk e outros que nunca estiveram na politica e voces apoiam, cá em portugal nunca nada está bem fonix, também há medicos que na vez de operarem uma perna tiram-te um olho, e depois desculpem ou outros que deixam os bisturis lá dentro etc,etc. Epá dêm o direito de duvida ainda a criança não nasceu já estão a por defeitos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.