Misteriosas “geobaterias” no fundo do mar produzem oxigénio e podem explicar origem da vida

Philweb / Wikimedia

Nódulos no fundo do Oceano Pacífico

Os intrigantes nódulos metálicos, do tamanho de batatas, espalhados pelo fundo do mar nos oceanos Índico e Pacífico são uma fonte de oxigénio para a vida marinha próxima – e podem ter dado origem à vida na Terra.

Nalgumas regiões do fundo do mar, há planícies abissais que estão repletas de nódulos, que contêm cobalto, manganês e níquel.

São uma espécie de “batatas metálicas” e, como explica a New Scientist, são um dos principais alvos da atividade mineira em águas profundas.

Andrew Sweetman, da Associação Escocesa para a Ciência Marinha, notou algo de estranho nestas áreas oceânicas em 2013, quando investigava na Zona Clarion-Clipperton, no Pacífico, conhecida por ser uma área rica em nódulos.

Quando os investigadores mediram o fluxo de oxigénio em áreas seladas do leito marinho, repararam que o teor de oxigénio estava a aumentar. Sem qualquer vida vegetal visível, os resultados pareciam ilógicos. Por esse motivo, a equipa decidiu ignorar os dados e concluir que a maquinaria era defeituosa.

“Ensinaram-me desde muito jovem que os ecossistemas oxigenados só são possíveis através da fotossíntese, [por isso] ignorei literalmente os dados“, confessou Sweetman, à New Scientist.

Mas, em 2021, durante outra investigação no Oceano Pacífico, uma abordagem de medição diferente produziu o mesmo resultado.

Foi aí que Andrew Sweetman e os seus colegas perceberam que os nódulos metálicos estavam a aumentar os níveis de oxigénio. Além disso, os testes laboratoriais excluíram a presença de micróbios produtores de oxigénio.

Intrigante “geobateria” oceânica

Num novo estudo, publicado esta segunda-feira, na Nature, os investigadores sugerem que os materiais dos nódulos atuam como uma “geobateria”, que gera uma corrente elétrica.

Cada nódulo pode produzir até 1 volt de potencial elétrico. Quando atuam em conjunto, têm a capacidade de dividir a água do mar em hidrogénio e oxigénio através da eletrólise – o que explica os níveis elevados de oxigénio.

“Potencialmente, descobrimos uma nova fonte natural de oxigénio. Não sei até que ponto isso é generalizado no tempo e no espaço. Mas é algo muito, muito interessante”, explica Sweetman.

Nova hipótese para a origem da vida?

Há ainda muitas questões pendentes, como a fonte de energia que gera a corrente elétrica e as condições em que a reação ocorre. Também não se sabe ainda qual é o contributo deste oxigénio para a manutenção dos ecossistemas circundantes.

Como explica a New Scientist, em ambientes marinhos profundos, algumas formas de vida obtêm energia de substâncias químicas em fontes hidrotermais. Há cientistas que acreditam mesmo que a vida na Terra surgiu nessas fontes. Sweetman sugere que os nódulos poderiam ter fornecido esse oxigénio.

Apesar de “apetecível”, não se sabe até que  extração destes módulos do fundo dos oceanos é perigosa.

Paul Dando, da Associação Biológica Marinha do Reino Unido, disse, à New Scientist, que o novo estudo reforça a opinião dos cientistas “de que não se deve proceder à extração mineira enquanto não se compreender a ecologia destes campos de nódulos”.