Genro de Trump perde acesso a informações “top secret”

thejointstaff / Flickr

Jared Kushner, marido de Ivanka Trump.

O genro do Presidente dos Estados Unidos, Jared Kushner, perdeu a autorização de segurança que lhe dava acesso a material secreto de alto nível.

Jared Kushner, genro e um dos conselheiros mais próximos de Trump, perdeu o acesso ao mais importante relatório de informação dos serviços governamentais – o chamado Top Secret/SCI (Sensitive Compartment Information – informação sensível compartimentalizada).

Esta medida surge no momento em que a Casa Branca impõe restrições no acesso a informação confidencial norte-americana. O genro de Donald Trump tinha, até agora, um acesso temporário.

Entre os fatores que podem ter atrasado o processo da autorização definitiva contam-se as ligações empresariais, pelo facto de Kushner ser promotor imobiliário, e os vários erros e omissões cometidos por ele próprio no preenchimento de formulários.

De acordo com o Diário de Notícias, Kushner tem sido alvo de investigações. No entanto, continuou a trabalhar de perto com, por exemplo, o briefing diário do Presidente.

“O sr. Kushner já fez mais do que era esperado dele em todo este processo”, disse o advogado de Kushner, Abbe Lowell. “Confirmei que existem cerca de uma dúzia de pessoas com o nível de acesso do sr. Kushner e cujo processo também está atrasado. Não é incomum que estes processos demorem quando entra uma nova administração”, afirmou.

O genro de Trump irá continuar como assessor, avança o Expresso, embora a sua autorização de acesso desça para secret, um nível inferior.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.