O novo génio da matemática, afinal, fez batota

1

DAMO Academy

Jiang Ping, uma estudante de design de moda de 17 anos da China, foi selecionada para a final do Concurso Mundial de Matemática Alibaba 2024

A chinesa Jiang Ping, de 17 anos, foi considerada como uma jovem genial na matemática após um concurso de matemática — mas a classificação resultou de um esquema com o professor.

Um concurso de matemática, realizado em Junho deste ano, colocou Jiang Ping nas manchetes da imprensa chinesa.

Esse concurso, organizado pela Alibaba é internacional, está aberto a participantes de instituições de todo o mundo. E nos mais bem classificados só costumam aparecer estudantes de universidades de elite.

Desta vez, esta estudante de design de moda, de uma cidade rural da província de Jiangsu, não só foi finalista, como conseguiu um brilhante 12.º lugar nas eliminatórias, entre centenas de participantes.

Superou concorrentes da Universidade de Pequim (China), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) e da Universidade de Oxford (Reino Unido), entre outras instituições.

Já era vista como a nova menina genial da matemática, um prodígio.

No entanto, os outros finalistas começaram a desconfiar. Alegavam que Jiang tinha cometido “vários erros aparentes de escrita” num vídeo online e que “parecia pouco familiarizada com expressões e símbolos matemáticos”, descreve a BBC.

Nas eliminatórias era possível usar software de programação. Na final não havia qualquer consulta – e a divulgação desses resultados foi adiada ao longo de três meses. Os finalistas exigiam que a prova de Jiang Ping fosse divulgada.

Os resultados foram anunciados na semana passada: Jiang, que tinha ficado no 12.º lugar, nem aparecia entre os 86 finalistas/vencedores.

Os organizadores da competição anunciaram que Jiang fez batota.

Nessa fase preliminar, a adolescente não cumpriu as regras do concurso: recebeu ajuda do seu professor – que também era concorrente.

A escola onde a jovem estuda também confirmou que Jiang foi ajudada pelo seu professor Wang e que Wang recebeu uma advertência e foi desqualificado para receber os prémios de professor desse ano.

Pelas redes sociais, há quem critique a estudante, mas há quem defenda a chinesa – alegam que a responsabilidade é da escola e do professor.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.