Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

(dr) Barbara e Michael Melkonian

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra.

Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada em 2006, na Alemanha, de forma a rastrear genes importantes para o aparecimento de vida a partir da água. Pelo menos dois dos genes encontrados eram provenientes do solo e foram provavelmente ‘herdados’ de um ancestral partilhado entre estas algas e plantas terrestres.

A equipa de investigadores concluiu, assim, que os genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. “É um marco para o campo da evolução das plantas”, reconheceu a biólogo alemã Jan de Vries.

Embora a troca de genes para organismos mais complexos ainda seja um tema controverso, a ser verdade, pode mostrar o quão importante este processo pode ser para a evolução. O estudo foi publicado no mês passado na revista científica Cell.

Os cientistas decidiram sequenciar o genoma da alga encontrada na Alemanha e o genoma de uma parente próxima à procura de respostas. Ao todo foram encontrados 902 genes que estas duas algas compartilhavam com plantas terrestres, mas que outras algas não tinham. Isto significa que estes genes representam aqueles que evoluíram pouco antes destes dois grupos se separarem na árvore genealógica das plantas, explica a revista Science.

Alguns dos genes encontrados também estão presentes nas bactérias do solo e em mais nenhum organismo. Assim, os investigadores concluem que estes genes passaram para o ancestral da alga e da planta através das bactérias do solo.

“Estou muito convencido de que as duas famílias de genes descritas no artigo foram adquiridas a partir de bactérias“, disse o biólogo Jinling Huang, corroborando as conclusões do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …

Mosaico romano do século III d.C encontrado intacto no norte de Itália

O piso de um mosaico romano, que os especialistas acreditam ser do século III d.C, foi encontrado intacto em Verona, cidade no norte de Itália. Depois de várias escavações fracassadas, o piso ornamentado foi encontrado junto …

Em 2012, Passos Coelho teve um "paraministro". Costa achou "um escândalo"

Enquanto primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho entregou três dossiês ao então responsável da Goldman Sachs e do FMI, António Borges. António Costa achou "um escândalo". Em 2012, o então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho entregou a António Borges …

Deputados obrigados a usar máscara mesmo nas intervenções orais no Parlamento

A Assembleia da República pediu um parecer à Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a opção de retirar a máscara durante as intervenções parlamentares. A partir desta semana, os deputados serão obrigatórios a manter a máscara …

Grávidas com covid-19 podem ter um maior risco de lesões na placenta

As mulheres que contraem a covid-19 durante a gravidez podem correr um maior risco de sofrer lesões na placenta, concluiu uma nova investigação. Comparativamente com as mulheres não infetadas com o novo coronavírus, as mulheres infetadas …

George Floyd morreu devido a asfixia, revela autópsia independente

A autópsia pedida pela família de George Floyd revelou que o afro-americano morreu de asfixia devido à compressão do pescoço e das costas quando um polícia de Minneapolis o pressionou contra o chão com o …