Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

(dr) Barbara e Michael Melkonian

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra.

Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada em 2006, na Alemanha, de forma a rastrear genes importantes para o aparecimento de vida a partir da água. Pelo menos dois dos genes encontrados eram provenientes do solo e foram provavelmente ‘herdados’ de um ancestral partilhado entre estas algas e plantas terrestres.

A equipa de investigadores concluiu, assim, que os genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. “É um marco para o campo da evolução das plantas”, reconheceu a biólogo alemã Jan de Vries.

Embora a troca de genes para organismos mais complexos ainda seja um tema controverso, a ser verdade, pode mostrar o quão importante este processo pode ser para a evolução. O estudo foi publicado no mês passado na revista científica Cell.

Os cientistas decidiram sequenciar o genoma da alga encontrada na Alemanha e o genoma de uma parente próxima à procura de respostas. Ao todo foram encontrados 902 genes que estas duas algas compartilhavam com plantas terrestres, mas que outras algas não tinham. Isto significa que estes genes representam aqueles que evoluíram pouco antes destes dois grupos se separarem na árvore genealógica das plantas, explica a revista Science.

Alguns dos genes encontrados também estão presentes nas bactérias do solo e em mais nenhum organismo. Assim, os investigadores concluem que estes genes passaram para o ancestral da alga e da planta através das bactérias do solo.

“Estou muito convencido de que as duas famílias de genes descritas no artigo foram adquiridas a partir de bactérias“, disse o biólogo Jinling Huang, corroborando as conclusões do estudo.