General americano admite “erro trágico” no ataque a hospital no Afeganistão

thejointstaff / Flickr

O general John Campbell

O comandante das forças estrangeiras no Afeganistão, general John Campbell, prestou esta terça-feira depoimento no Congresso dos EUA sobre o bombardeamento na cidade de Kunduz, no sábado passado, e admitiu que o ataque que atingiu um hospital e deixou 22 mortos foi um erro.

“Um hospital foi atingido por engano. Nunca teríamos como alvo intencional uma instalação médica protegida”, afirmou o general norte-americano.

O hospital em Kunduz, Norte do Afeganistão, era mantido há quatro anos pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras. No ataque morreram 22 pessoas, entre médicos e pacientes, inclusive três crianças. Desde o mês passado, as forças afegãs e norte-americanas lutam contra militantes do grupo Talibã que dominam a cidade.

A instituição Médicos Sem Fronteiras culpou os Estados Unidos pelo ataque e afirmou que o hospital ficava em um lugar visível e conhecido pelas forças estrangeiras.

A organização acusa as forças norte-americanas de cometer um crime de guerra.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos foi encarregado de apurar as circunstâncias do bombardeio. O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, informou que o presidente Barack Obama exigiu um relato completo do que ocorreu.

Obama também quer saber o que foi feito para evitar que erros como esse se repitam.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam ter descoberto o "elemento-chave"

Uma equipa de investigadores da Ludwig-Maximilians-Universitaet, na Alemanha, mostrou que pequenas alterações nas moléculas de transferência de ARN (tARNs) permitem que se auto-agrupem numa unidade funcional que consegue replicar informações exponencialmente. Uma equipa de biólogos alemães …

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …