General americano admite “erro trágico” no ataque a hospital no Afeganistão

thejointstaff / Flickr

O general John Campbell

O comandante das forças estrangeiras no Afeganistão, general John Campbell, prestou esta terça-feira depoimento no Congresso dos EUA sobre o bombardeamento na cidade de Kunduz, no sábado passado, e admitiu que o ataque que atingiu um hospital e deixou 22 mortos foi um erro.

“Um hospital foi atingido por engano. Nunca teríamos como alvo intencional uma instalação médica protegida”, afirmou o general norte-americano.

O hospital em Kunduz, Norte do Afeganistão, era mantido há quatro anos pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras. No ataque morreram 22 pessoas, entre médicos e pacientes, inclusive três crianças. Desde o mês passado, as forças afegãs e norte-americanas lutam contra militantes do grupo Talibã que dominam a cidade.

A instituição Médicos Sem Fronteiras culpou os Estados Unidos pelo ataque e afirmou que o hospital ficava em um lugar visível e conhecido pelas forças estrangeiras.

A organização acusa as forças norte-americanas de cometer um crime de guerra.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos foi encarregado de apurar as circunstâncias do bombardeio. O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, informou que o presidente Barack Obama exigiu um relato completo do que ocorreu.

Obama também quer saber o que foi feito para evitar que erros como esse se repitam.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …