Bombardeamento dos EUA mata 9 Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão

Os Estados Unidos reconheceram neste sábado que poderão ter causado “danos colaterais” num centro da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Kunduz, norte do Afeganistão, e afirmaram que estão a investigar o incidente.

O porta-voz das tropas norte-americanas no Afeganistão, coronel Brian Tribus, disse à Efe que houve um “ataque aéreo em Kunduz pelas 02:15 (22.45 de sexta-feira em Lisboa) contra indivíduos que ameaçavam o contingente”.

“O ataque pode ter feito danos colaterais numa instalação médica próxima. O incidente está sob investigação”, afirmou.

Os primeiros relatos falavam em 3 mortes confirmadas, mas esse número já aumentou para 9, conforme adianta a CNN, todos elementos da organização MSF.

Outras 30 pessoas continuam desaparecidas após o bombardeamento ao hospital em Kunduz, cidade estratégica do norte do Afeganistão que desde segunda-feira é palco de combates entre os talibãs e as tropas afegãs, que contam com o apoio aéreo norte-americano.

O hospital, o único que funcionava naquela cidade, ficou “muito danificado” no bombardeamento “prolongado”, lançado às 02:10 de hoje (22.40 de sexta-feira em Lisboa), segundo um comunicado da MSF.

A tomada de Kunduz, na segunda-feira passada, foi a conquista militar mais importante dos talibãs desde que em 2001 foram afastados do poder após a ofensiva liderada pelos Estados Unidos.

O exército afegão recuperou na quinta-feira o controlo da cidade afegã de Kunduz, no norte do país, mas combates entre as forças governamentais e os talibãs continuaram nos últimos dias.

A NATO, que como parte da missão de ‘Apoio Decidido’ conta com cerca de 4.000 militares em missões de assistência e capacitação, também participa na campanha de apoio no terreno às tropas afegãs.

Os Estados Unidos mantêm uma missão de combate no país com uma dotação de 9.800 soldados que está previsto permanecer no Afeganistão até ao final do ano.

ZAP, Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …