Nem todos os gémeos idênticos compartilham 100% do seu ADN

Os gémeos idênticos formam-se a partir do mesmo óvulo e obtêm o mesmo material genético dos seus pais. Mas isso não significa que sejam geneticamente idênticos no momento do nascimento.

De acordo com o site Live Science, isto acontece porque os chamados gémeos idênticos adquirem mutações genéticas no útero, à medida que as suas células tecem novos filamentos de ADN e se dividem em mais e mais células.

Um novo estudo, publicado a 7 de janeiro na revista científica Nature Genetics, mostra que, em média, pares de gémeos têm genomas que diferem em cerca de 5,2 mutações que ocorrem no início do desenvolvimento.

Os investigadores estimam que, em cerca de 15% dos pares de gémeos idênticos, um dos bebés carrega um número “substancial” de mutações que o outro não compartilha.

“Pode chegar até 10 a 15 mutações”, disse o autor principal, Kari Stefansson, CEO da deCODE genética, uma empresa que estuda o genoma humano.

A equipa analisou 387 pares de gémeos idênticos e dois pares de trigémeos (também monozigóticos, ou seja, que se separaram do mesmo óvulo), bem como os seus pais, cônjuges e filhos.

Ao sequenciar genomas inteiros de todos estes membros da família, os cientistas puderam rastrear quais mutações apareceram em quais gémeos e quais dessas mutações foram então transmitidas aos seus filhos.

Se uma mutação é transmitida por várias gerações, isso indica que é do tipo germinativa – aquela que aparece nos óvulos, espermatozoides e nos seus precursores. Se essa mesma mutação também aparece nas células somáticas (não reprodutivas) dos pais, é provável que essa mutação tenha aparecido durante o seu desenvolvimento inicial, observam os autores da pesquisa.

Além de rastrear mutações entre gerações, os cientistas procuraram mutações que foram compartilhadas dentro de um conjunto de gémeos, mas que não se apresentavam uniformemente em todas as células. Este fenómeno, conhecido como mosaicismo, indica que a mutação ocorreu depois da fertilização do óvulo, mas antes que este se dividisse.

Usando os dois métodos, a equipa foi capaz de identificar quais mutações surgiram nessa janela estreita de desenvolvimento inicial e com que frequência um dos gémeos tinha uma mutação que o outro não tinha. Em suma, os investigadores descobriram que não se pode assumir que gémeos idênticos partilham também de ADN idêntico.

Em declarações ao mesmo site, Ziyue Gao, professora assistente de Genética na Universidade da Pensilvânia, que não esteve envolvida no estudo, quis destacar, no entanto, que “estas diferenças genómicas em gémeos idênticos ainda são muito raras” e que não é ainda claro se resultam numa mudança funcional que altera o funcionamento das células.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …