Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode esclarecer o porquê de assim ser.

O estudo, realizado por investigadores japoneses, mostrou que os gatos – ao contrário dos cães – não evitam pessoas estranhas que se recusam a ajudar os seus donos.

Na experiência feita pelos especialistas, um gato observou o dono a tentar abrir uma caixa. No teste estavam presentes dois estranhos que se sentaram ao lado do indivíduo, sendo que, como parte da experiência, este pediu ajuda a cada um deles.

Um dos indivíduos ajudou o homem a abrir a caixa, enquanto a outra pessoa ficou apenas sentada, sem fazer nada.

Durante a experiência, as duas pessoas estranhas ofereceram uma guloseima ao gato, de modo a que os cientistas percebessem de quem o animal se aproximava primeiro.

Num outro estudo semelhante, percebeu-se que os cães preferiram recusar comida de um estranho que não ajudou o dono. Em contraste, os gatos tiveram uma atitude completamente diferente, pois não mostraram nenhuma preferência pela pessoa prestativa, em detrimento da pessoa que não ajudou o seu dono.

Aparentemente, no que diz respeito aos gatos, comida é o mais importante.

De acordo com o The Conversation, uma conclusão tentadora deste estudo seria dizer que os gatos são egoístas e não se importam com os seus donos, mas os investigadores explicam que, para entender estes animais, é necessário sair dessa mentalidade centrada no ser humano.

Para os especialistas, isto pode ser explicado pelo facto dos gatos não terem capacidade para perceber as interações sociais entre os humanos. Embora sejam capazes de captar algumas pistas sociais, provavelmente estão menos sintonizados com as nossas relações sociais do que os cães.

Um razão que também pode explicar esta tendência é o facto dos gatos terem sido domesticados mais recentemente.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …

Ventura perde recurso na Relação contra a família do bairro da Jamaica

O Tribunal da Relação considera que os comentários de André Ventura tinham uma "vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família. Segundo avança o Público, o Tribunal da Relação não …

Costa promete formar mais médicos e critica "bloqueios corporativos" ao curso de Medicina na Católica

Na inauguração do novo curso de Medicina da Universidade Católica, o primeiro no ensino privado em Portugal, António Costa disse que há falta de médicos e que vai continuar a promover a formação de mais …

Portugal já devia ter começado "a retirar pessoas" de zonas costeiras (e as Torres de Ofir deviam ser "demolidas")

O avanço da água do mar e o défice sedimentar tornam difícil a vida na linha costeira e no Norte de Portugal, há zonas onde já se devia ter começado a realojar pessoas, defendem alguns …