Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode esclarecer o porquê de assim ser.

O estudo, realizado por investigadores japoneses, mostrou que os gatos – ao contrário dos cães – não evitam pessoas estranhas que se recusam a ajudar os seus donos.

Na experiência feita pelos especialistas, um gato observou o dono a tentar abrir uma caixa. No teste estavam presentes dois estranhos que se sentaram ao lado do indivíduo, sendo que, como parte da experiência, este pediu ajuda a cada um deles.

Um dos indivíduos ajudou o homem a abrir a caixa, enquanto a outra pessoa ficou apenas sentada, sem fazer nada.

Durante a experiência, as duas pessoas estranhas ofereceram uma guloseima ao gato, de modo a que os cientistas percebessem de quem o animal se aproximava primeiro.

Num outro estudo semelhante, percebeu-se que os cães preferiram recusar comida de um estranho que não ajudou o dono. Em contraste, os gatos tiveram uma atitude completamente diferente, pois não mostraram nenhuma preferência pela pessoa prestativa, em detrimento da pessoa que não ajudou o seu dono.

Aparentemente, no que diz respeito aos gatos, comida é o mais importante.

De acordo com o The Conversation, uma conclusão tentadora deste estudo seria dizer que os gatos são egoístas e não se importam com os seus donos, mas os investigadores explicam que, para entender estes animais, é necessário sair dessa mentalidade centrada no ser humano.

Para os especialistas, isto pode ser explicado pelo facto dos gatos não terem capacidade para perceber as interações sociais entre os humanos. Embora sejam capazes de captar algumas pistas sociais, provavelmente estão menos sintonizados com as nossas relações sociais do que os cães.

Um razão que também pode explicar esta tendência é o facto dos gatos terem sido domesticados mais recentemente.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …