Gatos caçadores e porcos controlam ataques de serpentes em Moçambique

cleonx / Flickr

Gatos caçadores e porcos conseguiram controlar ataques de serpentes no distrito de Guro, Manica, centro de Moçambique, e reduziram para mais de metade o número de mortes por veneno de mambas, disse à Lusa a administradora local.

Em 2009 uma praga de serpentes eclodiu no distrito de Guro e provocou dezenas de mortos e feridos.

O Governo decidiu então introduzir porcos – que se alimentam das crias das serpentes – para controlar a população dos répteis. Em 2010, foram também colocados em acção gatos caçadores para diminuir os ataques.

Em 2009, foram registados em média 15 casos de mortes e dezenas de pessoas feridas devido a ataques de serpentes, tendo o número baixado para 3 em 2013, segundo dados do Governo.

“Os ataques de serpentes reduziram muito. Este ano apareceram dois casos de ataques isolados, muito longe dos dados de 2009 quando eclodiram os ataques. A medida dos gatos e porcos foi reforçada com medicamentos e pessoal qualificado nos hospitais locais, por isso não temos mortes agora”, declarou Deolinda Vissai.

Os ataques, disse, decorrem da disputa de habitat, já que em tempo de chuva as serpentes procuram locais para se alimentar próximo das aldeias.

As mambas são uma espécie de serpente altamente venenosa e de grande dimensão (conseguem engolir um cabrito) e muitas pessoas têm sofrido ataques, quando são enroladas pelo animal, só conseguindo escapar com a ajuda de terceiros.

TimVickers / Wikimedia

Dendroaspis polylepis, a mamba negra africana

Dendroaspis polylepis, a mamba negra africana

Deolinda Vissai diz que entre as vítimas mortais e feridos graves figuram crianças e mulheres que foram atacadas nas florestas de Nhamassonge, região considerada ecologicamente fértil para a multiplicação de serpentes e de outros répteis.

“Alguns costumes tiveram que ser alterados nestas regiões. Agora são os homens que vão apanhar a lenha e tirar água, pois era nestes locais que ocorriam muitos ataques a mulheres e crianças, pela sua fragilidade física”, disse à Lusa Florinda Tibua, uma residente da região, que perdeu a filha num ataque de serpente.

A pressão exercida pelas queimadas sobre as florestas, segundo Diolinda Vissai, está a a aproximar espécies perigosas dos locais onde vivem as populações, na medida em que é dizimada a vegetação para animais que servem de alimentação para os herbívoros e carnívoros de grande porte, que povoam as matas da província do centro de Moçambique.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não estou a perceber. A mamba estrangula ou mata por veneno? E desde quando é que consegue engolir um cabrito? Não estarão a confundir cobras?

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …