Com mais vidas do que os donos, o gato Larry já viu quatro primeiros-ministros passar por Downing Street

1

Parrot of Doom

Gato Larry à entrada do n.10 de Downing Street

Animal tem por hábito fazer aparições breves nos momentos mais importantes da vida política do Reino Unido e prepara-se, por estes dias, para receber o quinto primeiro-ministro da sua vida. 

A política britânica pode estar virada do avesso, mas pelo menos o número 10 de Downing Street tem um habitante que promete não se demitir tão cedo: o gato Larry. Com 15 anos de idade, o animal já conviveu com quatro primeiros-ministros, David Cameron, Theresa May, Boris Johnson e Liz Truss, preparando-se certamente para receber o quinto já nas próximas semanas.

“O Rei pediu-me para me tornar Primeiro-Ministro porque este disparate já durou tempo suficiente”, escreveu Larry, o Gato, num tweet agora viral de um relato não oficial horas antes de Truss anunciar a sua demissão.

E num período de liderança política instável, a firmeza de Larry resultou anum enorme número de seguidores leais entre os cidadãos britânicos. A sua presença no N.º 10 Downing Street resultou em frequentes, mas breves aparições em momentos históricos – incluindo tirar uma sesta debaixo de uma limusina que prolongou a visita de Donald Trump em 2019.

No entanto, a folha de comportamento de Larry – à semelhança da dos seus donos – também não está completamente imaculada. Uma visita ao veterinário em 2016 gerou dúvidas quanto ao seu estado de saúde, ao passo que um avistamento do rato, em 2011, quase pôs em causa a integridade do seu trabalho.

Mas Larry parece ter-se redimido aos olhos do público. Nos dias que antecederam o anúncio da demissão de Truss, um vídeo do gato perseguindo uma raposa – muito maior do que qualquer rato – longe da residência oficial do primeiro-ministro surpreendeu os fãs.

A sua chegada a Downing Street aconteceu em de fevereiro de 2011, depois de as câmaras de televisão terem visto um rato do lado de fora da entrada, o que levou o Governo do Reino Unido, sob o comando de Cameron, a salvar o gato do Battersea Dogs & Cats Home e nomeou-o oficialmente como Chefe Mouser, de acordo com o site do executivo do Reino Unido.

Para já, e enquanto o público britânico aguarda a identidade do seu quinto primeiro-ministro em apenas seis anos, Larry promete que permanecerá no seu cargo durante o máximo de tempo possível. “Muita gente pergunta se é Liz Truss ou Jeremy Hunt que está no comando”, pode ler-se na sua conta não oficial no Twitter. “Não é nenhuma das duas. Eu sou. Estarei aqui muito depois de ambos se terem ido embora”.

ZAP //

1 Comment

  1. O Inesgotável humor Britânico ! …. estou a pensar na obra de Banksy ( devolved parliament) , talvez seja de circonstancia o seu significado a vista do que se passa hoje no 10 Downing Street !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.