Um dos gatos mais pequenos do mundo “chilreia” como um pássaro

É conhecido por ser o “gato mais pequeno das Américas”. Agora, graças ao projeto Photo Ark, da National Geographic, também já sabemos como soa.

O gato-chileno (Leopardus guigna) é conhecido por ser o gato mais pequeno do continente americano e pode ser encontrado nas florestas temperadas do Chile e da Argentina.

Recentemente, como conta o site Live Science, esta espécie rara juntou-se às 10 mil já fotografadas para o projeto Photo Ark, uma base de dados da National Geographic para celebrar a biodiversidade animal.

Para além das fotografias de Joel Sartore, a sessão fotográfica produziu também aquela que será a primeira gravação conhecida da “voz” deste felino que, curiosamente, se assemelha ao chilrear de um pássaro.

Segundo o site IFLScience, o espécime fotografado pertence à Fauna Andina, uma reserva de vida selvagem e centro de reabilitação no Chile.

De acordo com a Animal Diversity Web, base de dados mantida pelo Museu de Zoologia da Universidade do Michigan, o gato-chileno pesa entre dois e três quilos e tem até 52 centímetros de comprimento. Tem garras e patas grandes, o que o ajuda a subir às árvores.

A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) coloca as duas subespécies conhecidas da Leopardus guigna no grupo das vulneráveis à extinção, em grande parte por causa da redução do seu habitat.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Já vi gatos domesticos muito menores. Ele deve ser o menor gato de especie selvagem. Tem que explicar melhor para todos entenderem.

    • Olá, creio que não seria necessário dizer isso pois os gatos domésticos não são originais das Américas, foram levados para lá, esse gato por outro lado é uma espécie nativa, sendo por hora a menor já encontrada nas Américas.

      • Cara Ana, está tão bem escrito (em português de Portugal) “gato mais pequeno” como está incorrecto o que escreveu ao referir “sendo por HORA a menor” pois a palavra que a Ana pretendeu utilizar – ora – que significa o mesmo que por agora, não tem a letra h no seu início.

        Vicissitudes da língua de Camões.

  2. Brasileiros tem preguiça de olhar a url e ver que o site é de Portugal, logo, o português de lá é diferente do português brasileiro. Mais pequeno, em Portugal está correto.

  3. “Mais pequeno” é a forma correcta em Portugal (é uma excepção gramatical) e é também aceite como forma correcta no Brasil (ainda que seja mais popular por lá o “menor”).

    Por isso os comentários que por aqui andam não são maus por serem de brasileiros, são maus por serem de analfabetos.

  4. Muito bem respondido João, a maioria dos brasileiros amam criticar mas tem a plena preguiça de fazer uma leitura mais ampla e por fim, são maus também por serem mal educados.

  5. A grande questão é, se o site fosse brasileiro, haveria tantos portugueses a questionar o sentido léxico de uma frase? Ou interessavam-se pelo conteúdo em si???

RESPONDER

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …