/

Um dos gatos mais pequenos do mundo “chilreia” como um pássaro

23

É conhecido por ser o “gato mais pequeno das Américas”. Agora, graças ao projeto Photo Ark, da National Geographic, também já sabemos como soa.

O gato-chileno (Leopardus guigna) é conhecido por ser o gato mais pequeno do continente americano e pode ser encontrado nas florestas temperadas do Chile e da Argentina.

Recentemente, como conta o site Live Science, esta espécie rara juntou-se às 10 mil já fotografadas para o projeto Photo Ark, uma base de dados da National Geographic para celebrar a biodiversidade animal.

Para além das fotografias de Joel Sartore, a sessão fotográfica produziu também aquela que será a primeira gravação conhecida da “voz” deste felino que, curiosamente, se assemelha ao chilrear de um pássaro.

Segundo o site IFLScience, o espécime fotografado pertence à Fauna Andina, uma reserva de vida selvagem e centro de reabilitação no Chile.

De acordo com a Animal Diversity Web, base de dados mantida pelo Museu de Zoologia da Universidade do Michigan, o gato-chileno pesa entre dois e três quilos e tem até 52 centímetros de comprimento. Tem garras e patas grandes, o que o ajuda a subir às árvores.

A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) coloca as duas subespécies conhecidas da Leopardus guigna no grupo das vulneráveis à extinção, em grande parte por causa da redução do seu habitat.

ZAP //

23 Comments

  1. Já vi gatos domesticos muito menores. Ele deve ser o menor gato de especie selvagem. Tem que explicar melhor para todos entenderem.

    • Olá, creio que não seria necessário dizer isso pois os gatos domésticos não são originais das Américas, foram levados para lá, esse gato por outro lado é uma espécie nativa, sendo por hora a menor já encontrada nas Américas.

      • Cara Ana, está tão bem escrito (em português de Portugal) “gato mais pequeno” como está incorrecto o que escreveu ao referir “sendo por HORA a menor” pois a palavra que a Ana pretendeu utilizar – ora – que significa o mesmo que por agora, não tem a letra h no seu início.

        Vicissitudes da língua de Camões.

  2. Brasileiros tem preguiça de olhar a url e ver que o site é de Portugal, logo, o português de lá é diferente do português brasileiro. Mais pequeno, em Portugal está correto.

  3. “Mais pequeno” é a forma correcta em Portugal (é uma excepção gramatical) e é também aceite como forma correcta no Brasil (ainda que seja mais popular por lá o “menor”).

    Por isso os comentários que por aqui andam não são maus por serem de brasileiros, são maus por serem de analfabetos.

  4. Muito bem respondido João, a maioria dos brasileiros amam criticar mas tem a plena preguiça de fazer uma leitura mais ampla e por fim, são maus também por serem mal educados.

  5. A grande questão é, se o site fosse brasileiro, haveria tantos portugueses a questionar o sentido léxico de uma frase? Ou interessavam-se pelo conteúdo em si???

  6. Ninguém tem preguiça não, colega , muitos brasileiros são muitos trabalhadores, podem ter tido desatenção . Ê para com esse arzinho de superioridade. Pessoas são iguais, independente do país.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.