Bill Gates quer deixar de ser milionário. Vai doar toda a fortuna para a sua fundação

Steve Jurvetson / Flickr

Bill e Melinda Gates

O fundador da Microsoft, Bill Gates, anunciou na quarta-feira que quer sair da lista das pessoas mais ricas do mundo e doará toda a sua fortuna à fundação filantrópica que detém com a sua ex-mulher, Melinda French Gates.

Gates doará 20 mil milhões de dólares (aproximadamente 19,8 mil milhões de euros) à fundação, que, com estes fundos, se tornará na maior associação privada de filantropia a nível global, permitindo-lhe aumentar as despesas anuais em saúde global, pobreza e igualdade em 50% até 2026, avançou o El País.

“Faço subvenções e investimentos em questões de saúde nos EUA, incluindo a doença de Alzheimer, fora da fundação. Através da Breakthrough Energy, continuarei a investir e a doar fundos para combater as alterações climáticas”, disse Gates no seu blogue, onde falou sobre a intenção de doar toda a sua riqueza à fundação.

“Doar dinheiro não é um sacrifício para mim. Sinto-me privilegiado por estar envolvido na resolução destes desafios, gosto do trabalho e acredito ter a obrigação de retribuir à sociedade de uma forma que tenha o maior impacto possível na redução do sofrimento e na melhoria das vidas”, acrescentou.

Segundo a Forbes, Bill e Melinda Gates são os maiores filantropos a nível mundial, com cerca de 55 mil milhões doados. O casal criou também a iniciativa Giving Pledge para convencer as pessoas mais ricas do mundo a doar metade da sua fortuna para causas sociais.

O magnata norte-americano Warren Buffet deixou metade da sua fortuna na fundação, nos últimos 15 anos. De acordo com a fundação, desde a sua criação em 2000, foram investidos 79,2 mil milhões de dólares na luta contra a pobreza, as doenças e a desigualdade.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.