Descoberto “gasoduto” espacial que alimenta uma galáxia gigante

ESO/L. Calçada

Um recente estudo forneceu a primeira evidência direta de “gasodutos” de gás frio que alimentaram as primeiras galáxias massivas do Universo.

Uma equipa de astrónomos norte-americanos, liderada pela Universidade de Iowa, observou evidências de fluxos de gás frio que alimentaram as primeiras galáxias gigantes. O artigo científico foi publicado a 24 de fevereiro no The Astrophysical Journal.

De acordo com o Tech Explorist, nesta investigação, os cientistas analisaram uma região gasosa em torno de uma grande galáxia formada quando o Universo tinha cerca de 2,5 mil milhões de anos, a SMM J0913. A equipa demorou cerca de cinco anos para determinar a sua localização e distância exatas.

Hai Fu, professor do Departamento de Física e Astronomia, disse que este é o primeiro caso em que os cientistas detetaram “um fluxo em escala de halo a alimentar uma galáxia muito massiva”. No fundo, a equipa observou o halo quente de matéria escura a ser atravessado por um “gasoduto” de gás frio, pobre em metais.

(dr) Hai Fu

“Gasodutos” cósmicos que fornecem os gases frios necessários para a formação de galáxias massivas e de estrelas.

O portal refere ainda que os cientistas também descobriram dois quasares de fundo, projetados a distâncias angulares próximas da galáxia alvo. A luz dos quasares deixou “impressões digitais” químicas que confirmaram a existência de um estreito fluxo de gás frio.

As “impressões digitais” químicas mostraram ainda que o gás nos fluxos tinha uma baixa concentração de elementos pesados ​​como alumínio, carbono, ferro e magnésio. Estes elementos são formados quando a estrela ainda brilha e libertados no meio circundante quando a estrela morre, pelo que a equipa determinou que os fluxos de gás frio devem estar a fluir de fora, em vez de serem expulsos da própria galáxia.

Há duas décadas, uma teoria defendia que fluxos deste tipo eram o meio através do qual as galáxias massivas primordiais acumulavam a sua matéria. Agora, esta hipótese foi confirmada com observações diretas.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …