Gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera

Um novo estudo mostra que as enormes emissões de gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera.

Tal como explica o jornal The Guardian, os investigadores descobriram que a espessura desta camada atmosférica contraiu cerca de 400 metros desde os anos 80 e preveem que contraia até 1,3 quilómetros até 2080, se não houver uma grande redução das emissões de gases de efeito estufa.

A estratosfera estende-se desde cerca de 20 quilómetros a 60 quilómetros acima da superfície da Terra. Por baixo fica a troposfera, onde vivem os seres humanos e onde o dióxido de carbono (CO2) aquece e expande o ar. Isto empurra o limite inferior da estratosfera, mas, além disso, quando o CO2 entra na estratosfera, na verdade faz arrefecer o ar, fazendo com que se contraia.



O crescimento da troposfera já era um fenómeno conhecido pela comunidade científica, à medida que as emissões de carbono aumentavam. Mas este novo estudo é o primeiro a demonstrar que a estratosfera está a encolher, e ainda para mais há mais de 40 anos.

“Isto é chocante. Isto prova que estamos a causar problemas até 60 quilómetros da atmosfera”, afirma Juan Añel, investigador da Universidade de Vigo e um dos autores do estudo publicado, a 5 de maio, na revista científica Environmental Research Letters.

Segundo os cientistas responsáveis por esta pesquisa, esta situação “pode afetar as trajetórias dos satélites, tempos de vida orbitais, a propagação das ondas de rádio e, eventualmente, o desempenho geral do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e de outros sistemas de navegação”.

No final de abril, cientistas também já tinham descoberto que as alterações climáticas estão a mudar o eixo da Terra, mais uma conclusão que mostra o profundo impacto que as nossas ações têm no planeta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …

Pandemia deixa dezenas de bebés por registar, o que pode "potenciar o tráfico humano"

O encerramento do balcão "Nascer Cidadão", durante a fase mais crítica da pandemia, impediu o registo de bebés nascidos nessa altura. Citando fontes do Hospital de Faro, a rádio TSF avança que as campainhas de alarme …

Auditoria revela 52 casos de envio de dados na CML. Medina lamenta "prática inadequada" (e faz uma demissão)

A auditoria interna pedida por Fernando Medina conclui que a Câmara Municipal de Lisboa enviou dados pessoais de manifestantes a embaixadas 52 vezes, desde que entrou em vigor o Regime Geral de Proteção de Dados …

Salgado chama seis familiares a depor, incluindo um tio de 102 anos

A defesa do ex-presidente do BES vai chamar 40 testemunhas para depor no julgamento no âmbito da Operação Marquês. A lista inclui seis familiares, incluindo um tio de 102 anos. De acordo com o semanário Expresso, …

"Mais próximos do normal". Espanha levanta obrigação de máscaras no exterior na próxima semana

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que as máscaras vão deixar de ser obrigatórias nos espaços exteriores em Espanha a partir de sábado, dia 26 de junho. "Este será o último fim de semana com …

"É o Governo que tem poder de decidir", diz Marcelo sobre Lisboa

O Presidente da República, que se encontra nos Estados Unidos, escusou-se a comentar as medidas sanitárias decretadas pelo Governo em relação à Área Metropolitana de Lisboa. O Chefe de Estado voltou a frisar à RTP que …

Em Portugal, cinco pessoas morreram após terem vacinação completa. Números não são "preocupantes"

Segundo a Direção-Geral de Saúde, 1.231 pessoas ficaram infetadas com covid-19 já depois de ter concluído o processo de vacinação há 14 dias, 26 delas estão internadas. A Direção-Geral da Saúde (DGS) reportou a existência de …

Aulas acabam hoje para 240 mil alunos. Ano correu "melhor que o anterior, com menos aprendizagens perdidas"

O ano letivo termina hoje para os 9.º, 10.º e 11.º anos.Para cerca de 240 mil alunos hoje é dia de despedidas, depois de mais um ano afetado pela covid-19 que levou a que parte …