Gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera

Um novo estudo mostra que as enormes emissões de gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera.

Tal como explica o jornal The Guardian, os investigadores descobriram que a espessura desta camada atmosférica contraiu cerca de 400 metros desde os anos 80 e preveem que contraia até 1,3 quilómetros até 2080, se não houver uma grande redução das emissões de gases de efeito estufa.

A estratosfera estende-se desde cerca de 20 quilómetros a 60 quilómetros acima da superfície da Terra. Por baixo fica a troposfera, onde vivem os seres humanos e onde o dióxido de carbono (CO2) aquece e expande o ar. Isto empurra o limite inferior da estratosfera, mas, além disso, quando o CO2 entra na estratosfera, na verdade faz arrefecer o ar, fazendo com que se contraia.

O crescimento da troposfera já era um fenómeno conhecido pela comunidade científica, à medida que as emissões de carbono aumentavam. Mas este novo estudo é o primeiro a demonstrar que a estratosfera está a encolher, e ainda para mais há mais de 40 anos.

“Isto é chocante. Isto prova que estamos a causar problemas até 60 quilómetros da atmosfera”, afirma Juan Añel, investigador da Universidade de Vigo e um dos autores do estudo publicado, a 5 de maio, na revista científica Environmental Research Letters.

Segundo os cientistas responsáveis por esta pesquisa, esta situação “pode afetar as trajetórias dos satélites, tempos de vida orbitais, a propagação das ondas de rádio e, eventualmente, o desempenho geral do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e de outros sistemas de navegação”.

No final de abril, cientistas também já tinham descoberto que as alterações climáticas estão a mudar o eixo da Terra, mais uma conclusão que mostra o profundo impacto que as nossas ações têm no planeta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …