Galp multada em 800 mil euros pelo regulador da concorrência de Espanha

hugocadavez / Flickr

Posto Galp em Barcelona, Espanha

Posto Galp em Barcelona, Espanha

O regulador da concorrência em Espanha multou o ramo espanhol da petrolífera Galp em 800 mil euros, por considerar que esta “trocou informação” com a Meroil sobre um contrato de fornecimento a gasolineiras.

A multa aplicada à Galp Espanha inclui-se numa decisão anunciada hoje pela Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência espanhola, que também sancionou a Repsol em 20 milhões de euros, a Cepsa em 10 milhões de euros, a Disa em 1,3 milhões de euros e a Meroil em 300 mil euros.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada pela CNMC, as infrações registadas em todas estas petrolíferas, incluindo a Galp, dizem respeito ao artigo 1 da lei espanhola 15/2007, de 3 de julho, de Defesa da Concorrência, bem como do artigo 101 do Tratado de Funcionamento da União Europeia (TFUE).

Segundo a CNMC, a Galp terá trocado informação com a Meroil sobre “um contrato de fornecimento e ‘abanderamiento’ – gasolineiras com uso da imagem e marca de uma grande empresa, que lhes fornece o combustível – em maio de 2013”.

O caso mais grave, o da Repsol, diz respeito a vários acordos com a Cepsa. O primeiro para coordenar o negócio nas estações de serviço de Brea de Aragón e de Illueca (província de Saragoça) em julho de 2013.

A CNMC também pune um “pacto de não agressão entre a Repsol e a Cepsa em julho-agosto de 2011″ por causa de “atos de ingerência” de ambas nas “gasolineiras abanderadas” da outra e “várias trocas de informação estratégica entre a Cepsa e a Repsol durante 2011, 2012 e 2013”.

Esta informação dizia respeito às estações de serviço geridas por uma das empresas, mas com fornecimento e marca da outra (abanderadas).

A CNMC também puniu um “pacto de não agressão relativo a preços entre a Cepsa e a Disa, entre julho e setembro de 2011″, e um “acordo entre ambas as companhias relacionado com os preços a aplicar em Ceuta [enclave espanhol em Marrocos] em julho de 2013”.

Por último, a Concorrência espanhola também multou a Disa e a Meroil devido a troca de informação sobre os preços aplicados nas estações de serviço de Sant Joan Despí (província de Barcelona) e em relação às suas margens operacionais, em 2013.

A CNMC recordou ainda que esta resolução “não é passível de recurso por nenhuma via administrativa”, podendo as companhias recorrer pela via do contencioso-administrativo na Audiencia Nacional (tribunal especial espanhol, com jurisdição em todo o território, dedicado ao grande crime, crimes económicos, corrupção ou terrorismo, entre outros).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual. Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não …

Astrónomos descobrem a mais antiga colisão de galáxias conhecida

Uma equipa internacional de investigadores descobriram o exemplo mais antigo de uma colisão entre duas galáxias. A luz dessa fusão teve de viajar durante 13 mil milhões de anos para chegar até nós, uma vez …

Asteróide do tamanho da Torre Eiffel vai passar pela Terra. É a segunda maior aproximação em 120 anos

Na segunda-feira, dia de S. João no Porto, um asteróide muito grande - que pode ser tão grande como a Torre Eiffel - vai passar pela Terra a mais de 45 mil quilómetros por hora. O …

As eleições foram repetidas em Istambul. Erdogan voltou a perder (e por mais)

O candidato da oposição Ekrem Imamoglu ganhou hoje de novo as eleições municipais em Istambul, após a anulação de uma primeira votação, infligindo ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o pior revés eleitoral em 17 …

No Azerbaijão, há chamas que ardem há quatro mil anos

Chamas altas dançam sem descanso num trecho de 10 metros de encosta. É o Yanar Dag - que significa "montanha em chamas" - na Península Absheron, no Azerbaijão. "Este fogo queimou 4.000 anos e nunca parou", …

A lendária Cidade Perdida do Deus Macaco é um refúgio de espécies "extintas"

A Cidade Branca, imponente sítio arqueológico detetado em 2012 nas selvas das Honduras, é também um "ecossistema prístino e próspero, cheio de espécies raras e únicas". A ONG americana Conservation International chegou a essa conclusão depois …

As mulheres têm mais doenças autoimunes do que os homens. A culpa pode ser da placenta

A hipótese da compensação da gravidez mostra que a evolução pode ter tido um papel importante no sistema imunológico das mulheres. Há cerca de 65 milhões de aos, depois da época dos dinossauros, surgiu o primeiro …

Cientistas conseguiram registar canto de uma das baleias mais raras do mundo

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, registar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena japonica). Pela primeira vez, investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) conseguiram gravar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena …

Único racismo português "é contra os ciganos" (e Portugal devia pedir-lhes desculpa)

O antropólogo e investigador José Pereira Bastos defendeu este domingo que Portugal deveria pedir desculpa aos ciganos e resolver o problema da habitação, apontando que não adianta de nada haver um Dia Nacional do Cigano. O …

Redes sociais podem ser uma ameaça para as experiências médicas

As redes sociais podem afetar severamente a maneira como se conduzem experiências médicas. A comparação de resultados entre voluntários, por exemplo, pode influenciar os resultados obtidos. Testar novos tratamentos farmacêuticos é um processo complicado. Muitas vezes, …