À terceira não é de vez: Galamba falha promessa

1

Fernando Veludo / LUSA

O Ministro das Infraestruturas, João Galamba

Compromisso do ministro: Linha da Beira Alta estaria pronta no dia 12 de Novembro. Não vai estar – pela terceira vez.

João Galamba assegurou que a “nova” Linha da Beira Alta, que liga sobre carris Pampilhosa e Vilar Formoso, estaria pronta até ao dia 12 de Novembro.

Mas não vai estar, assegura o jornal Público.

Os 202 quilómetros estão a ser alvo de obras há mais de quatro anos – mais do que o tempo de construção do trajecto, ainda no século XIX.

Desde Abril de 2019 já houve três datas apontadas para a sua reabertura, incluindo a actual. Nenhuma foi ou será cumprida.

Há cerca de um ano e meio que não há comboios a passar entre Pampilhosa e Guarda. Uma suspensão que duraria nove meses, que depois
passaram a 15 meses, mais tarde alargada para 19 meses.

Traduzindo: a reabertura da linha seria em Janeiro deste ano, depois em Julho, depois em Novembro.

“O nosso objectivo, o objectivo da IP, e o objectivo que eu desenvolvi é que estes trabalhos acabem o mais rápido possível, no dia 12 de Novembro. É o prazo que está contratualizado e neste momento não temos informações de que esse prazo seja violado”, comentou o ministro das Infraestruturas, há poucos meses.

Mas os atrasos persistem: problemas nas cadeias logísticas, falta de mão-de-obra, pouca maquinaria no mercado e dificuldades burocráticas do Código da Contratação Pública – e ainda foram roubados 30 quilómetros de cabo de alta tensão sobre a via-férrea.

No dia 12 de Novembro, a via férrea poderá estar toda montada; mas faltará electrificação e sistemas de sinalização e telecomunicações.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.