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Futuro das idas ao banco pode estar à distância de um par de óculos VR

BPI

O novo balcão virtual do BPI no metaverso é acessível através de óculos de realidade virtual e, nele, pode fazer tudo desde uma simulação de crédito à habitação a um jogo de minigolfe.

Em breve, a ida ao balcão do seu banco pode mudar drasticamente. Já não precisa de sair de casa, bastando apenas colocar uns óculos de realidade virtual para tratar dos seus assuntos bancários. É neste cenário futurista do metaverso que o BPI está a apostar.

“Nesta fase trata-se de aprendizagem, perceber como funciona, como se desenha e, do lado do consumidor, ir recebendo feedback“, conta Afonso Eça, diretor executivo do Centro de Excelência para a Inovação e Novos Negócios do BPI, em declarações ao Jornal de Negócios.

“Não temos garantias de que não estamos a investir cedo demais. É uma experiência”, acrescenta.

É uma iniciativa pioneira em Portugal, que recorre a uma tecnologia que até agora é mais conhecida pelas suas aplicações no mundo dos videojogos.

O jornalista Diogo Mendo Fernandes, do Negócios, experimentou o protótipo do novo balcão virtual do BPI e mostrou-se encantado.

Embora admita que “as possibilidades ainda são limitadas”, descreve uma experiência agradável. Com ajuda de um comando em cada mão, é possível, por exemplo, fazer uma simulação de crédito à habitação ou de poupança. A visita guiada inclui até um jogo de minigolfe.

No segundo andar deste balcão virtual, mais direcionada para o segmento privado, é possível ainda ver gráficos com cotações da bolsa. Numa das suas salas, vê-se o novo segmento jovem do banco, o “Age” e a sua respetiva oferta.

Na sala principal há ainda uma seleção de produtos de prestígio oferecidos pelo banco. Não é possível ver rótulos, segundo o Negócios, mas já é possível analisar os objetos em detalhe em 3D.

BPI

“Há jornadas que ainda não temos como podiam ser, basta pensar num processo de compra de casa em que ainda não temos, ou um crédito à habitação através da app [do metaverso], atendimento ao cliente – uma coisa é falar no chat, outra é falar visualmente”, salienta Afono Eça ao jornal.

“Para acelerar a familiarização dos Clientes com ambientes virtuais, em mais de 100 Balcões do BPI os visitantes vão poder experimentar o Balcão imersivo BPI VR através de headsets de realidade virtual da Meta (Oculus). Da mesma forma, os utilizadores que tenham este equipamento de realidade virtual em suas casas, também podem aceder ao Balcão imersivo do BPI, descarregando o BPI VR diretamente da appstore dos dispositivos. Estima-se que a plataforma Oculus Quest Store tenha cerca de 200 milhões de utilizadores em todo o mundo”, lê-se no site do BPI.

ZAP //

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