/

FuturePlaces quer pôr os media ao serviço dos cidadãos

futureplaces.org

-

A sétima edição do FuturePlaces vai decorrer no Porto entre os dias 15 e 18 de outubro sob o título de um “‘medialab’ para a cidadania” com atividades e palestras de acesso gratuito, disse o diretor.

futureplaces.org

Diane Peters, responsável legal da Creative Commons

Diane Peters, responsável legal da Creative Commons

A programação do evento vai incluir palestras e debates com a participação de Jillian York, a diretora para a Liberdade de Expressão Internacional da Electronic Frontier Foundation, e Diane Peters, responsável legal da Creative Commons.

“Este ano temos quatro dias de atividades e temos a continuação do nosso trabalho de pôr os ‘media’ ao serviço dos cidadãos. É o nosso mote de sempre e todos os anos encontramos formas novas de o desenvolver”, afirmou à Lusa o diretor do FuturePlaces, Heitor Alvelos, que realçou que a programação completa será divulgada esta segunda-feira no site FuturePlaces.

O também professor da Universidade do Porto frisou que há hoje dois obstáculos principais na ligação entre os cidadãos e os meios de comunicação social no campo digital: “Desde logo uma espécie de convicção tácita de que os ‘media’ digitais são matéria para especialistas”, ou seja, que “o primeiro obstáculo são as expectativas das pessoas”.

futureplaces.org

Heitor Alvelos, Professor de Design e New Media da Faculdade de Belas Artes da Universidae do Porto

Heitor Alvelos, Professor de Design e New Media da Faculdade de Belas Artes da Universidae do Porto

Por outro lado, Heitor Alvelos sublinhou que há também uma “espécie de expectativa de que os ‘media’ digitais servem para um consumo de produção alheia”, sem que dêem espaço para a criação própria, sendo exemplo disso as partilhas em redes sociais como o Facebook.

Os vários dias do evento vão contar também com nove ‘workshops’, concertos, em parceria com a Sonoscopia, para além de cinema, com a exibição do recente documentário “The Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Swartz”, sobre o jovem ativista norte-americano, um dos responsáveis pela criação de tecnologias como o RSS ou a rede social Reddit, e que pôs fim à sua vida em janeiro do ano passado.

“Um aspeto importante da biografia de Aaron Swartz é não só a questão legal que se gerou em torno da sua figura, mas a sua própria postura enquanto cidadão, uma pessoa absolutamente incansável nos ideais de transformação da sociedade”, explicou Heitor Alvelos.

As atividades do FuturePlaces decorrem em diversos espaços do Porto, entre a Associação Cultural Sonoscopia e o Passos Manuel, durante a noite, e o Pólo de Indústrias Criativas (PINC) do UPTEC durante o dia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.