/

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social.

Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da última temporada. Os números foram divulgados pela empresa Signify e citados pela Sky Sports.

Entre os 400 jogadores do principal campeonato inglês que utilizam a referida rede social, 176 foram alvo de insultos, ameaças ou discriminação. Quatro desses futebolistas foram o centro das atenções, recebendo 20% do total das mensagens; os nomes dos quatro jogadores não foram revelados.

Esta análise, uma iniciativa da Associação de Futebolistas Profissionais local, analisou mais de seis milhões de publicações e aplicou uma análise mais profunda a mais de 20 mil publicações que foram denunciadas no próprio Twitter – foram encontradas quase 1.800 mensagens explicitamente abusivas.

Metade dos insultos ou ameaças surgiu em contas de utilizadores do Reino Unido. Um terço das contas está ligada a adeptos (publicamente) de um clube do Reino Unido.

Um terço das mensagens foi de caráter homofóbico ou sexista. As mensagens com conteúdo racista cresceram 48% ao longo da segunda metade da época 2020/21 e mais de 75% das contas que enviaram mensagens racistas ainda estão online – e quase metade das mensagens racistas estiveram visíveis ao longo de meses, ou ainda estão visíveis.

No início de maio deste ano foi organizado um boicote às redes sociais, precisamente para chamar a atenção para este tipo de abusos – logo a seguir ao fim deste boicote, surgiu o pico das mensagens ofensivas da última época.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.