Futebol “romântico” da Arábia Saudita: jogador português contraria Ronaldo

Al-Riyadh / Instagram

O guarda-redes Emanuel Novo

Ao contrário da imagem positiva que muitos jogadores tentam passar sobre o futebol na Arábia Saudita, Emanuel Novo não consegue romantizar da mesma maneira aquela realidade. Em entrevista ao Zerozero, o guarda-redes denunciou a falta de mentalidade desportiva do país e confessou que lhe faz “confusão pôr a liga saudita ao nível da Premier League, da liga espanhola ou italiana”.

Emanuel Novo chegou ao futebol saudita em agosto de 2021 – quase um ano e meio antes de Cristiano Ronaldo – para defender as redes do Jeddah Club, na segunda divisão.

Na época seguinte (2022/23) mudou de equipa e ajudou o Al-Riyadh a subir à primeira.

No entanto, não deu seguimento ao sucesso na equipa da capital e escolheu, este ano, voltar a defender mais um clube do segundo escalão: o Al-Taraji.

Em entrevista ao Zerozero, o guarda-redes de 31 anos não foi tão romântico como outros craques têm sido, quando se referem à experiência e ao futebol na Arábia Saudita.

Emanuel Novo assumiu que “a parte financeira” foi um dos fatores que o motivaram a ir para aquele país… só que quando lá chegou nem tudo era como diziam…: “Apanhei um choque muito grande. Integrei uma das piores equipas da segunda liga a nível da organização. (…) As condições de treino eram muito más”.

“Íamos para lá equipados, treinávamos, metíamo-nos no carro todos suados e voltávamos a casa para tomar banho e lavar as nossas roupas. Foi muito complicado no início. (…) Meti na cabeça que tinha de ser aquilo. Ganhar dinheiro neste país, com um salário bom e prémio de vitória à volta dos mil, dois mil euros, era algo impossível em Portugal”, confessou o guarda-redes natural de Vila do Conde.

“Show-off”

Cristiano Ronaldo tem dito que a liga saudita vai ser, em pouco tempo, uma das cinco melhores do mundo. No entanto, essa é ideia que não convence Emanuel Novo: “faz-me confusão estar a pôr a liga saudita ao nível da Premier League, da liga espanhola ou italiana…”.

“Com sete ou oito grandes jogadores em cada ‘onze’, o campeonato vai crescer. Agora, ser top-6 ou top-7… mesmo com a chegada do Ronaldo, ainda há coisas que têm de andar para a frente. Mesmo na primeira, há clubes sem condições de treino, sem academias, ou escalões de formação (…) Há muita coisa a melhorar para a liga ser atrativa”, contou o guarda-redes que, apesar de atuar na segunda divisão, vê de perto aquela realidade.

Em setembro, em conferência de imprensa num estágio da seleção, Ronaldo afirmou que a liga saudita já é melhor do que a portuguesa… ideia que Emanuel Novo contrariou: “a mentalidade dos sauditas em relação ao desporto está um bocado atrasada em relação à nossa. Preocupam-se muito com o show-off“.

Falta mentalidade (mas Ronaldo ajuda)

Emanuel Novo criticou a mentalidade pouco adequada com que os próprios atletas encaram o futebol: “Na época do Jeddah, joguei com alguns que treinavam uma vez por semana e no domingo eram titulares. (…) O pessoal não levava as palestras do treinador a sério. (…) Têm problemas para chegar a horas, há muitos a faltar aos treinos por coisas simples, dizem que estão constipados ou cansados”, exemplificou o guardião vila-condense.

Apesar de tudo, Emanuel Novo acredita que, com a chegada de craques de maior dimensão, a dinâmica dos clubes vai mudar e, segundo sabe, Cristiano Ronaldo está já a ser um catalisador importante dessa mudança: “Tenho conhecimento que o Ronaldo já conseguiu mudar rotinas dentro do Al Nassr. Coisas como o horário de treino, o horário de chegada, a alimentação… Regras dentro do clube que também são sinónimo do poder de uma superestrela“.

Novo justificou-se

As palavras de Emanuel Novo ao Zerozero, rapidamente, chegaram à Arábia Saudita e o jogador já veio defender-se das críticas que recebeu.

Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), o guarda-redes português esclareceu que “com a entrevista só queria dizer que há muitas coisas que precisam ser melhoradas dentro de alguns clubes” e pediu desculpa, “se as palavras foram mal interpretadas”.

“Estou na minha terceira temporada na Arábia Saudita e sempre fui profissional e respeitoso com todos os clubes e com todos os meus companheiros”, escreveu Emanuel Novo.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.