Futebol na TV? Não (o exemplo do Deportivo)

Direcção decidiu que os jogos da Liga dos Campeões de juniores continuarão sem passar na televisão. A prioridade são aos adeptos que vão ao estádio.

Em 2020/21 os juniores do Deportivo da Corunha conseguiram um facto raro na história do clube: serem campeões nacionais na sua categoria. Foi apenas o segundo título nacional de juniores para o emblema galego.

O título foi conquistado em Junho deste ano. Depois de afastarem o Real Madrid nas meias-finais, a final foi ganha diante do Barcelona, graças a uma vitória por 3-1.

Este triunfo histórico colocou o Deportivo na Liga dos Campeões de juniores, mais conhecida como UEFA Youth League.

Parecia que o seu percurso na competição europeia ia ser curto porque, logo na primeira “mão” da primeira eliminatória, o Deportivo perdeu na Polónia, contra o campeão polaco Pogoń Szczecin, por 3-0. Mas, fazendo lembrar um feito dos seniores do Deportivo noutra Liga dos Campeões (em 2004), os jovens deram a volta e, em casa, ganharam por 4-0.

Nesta quarta-feira chegou a vez de receber o Maccabi Haifa, campeão de Israel, na primeira “mão” da segunda eliminatória. O duelo terminou com nova goleada: 5-1 a favor dos espanhóis.

No entanto, e ao contrário do que acontece com muitos jogos desta Youth League, esta vitória sobre o Maccabi não foi transmitida em directo por qualquer canal de televisão. Tal como não tinha sido transmitida a recepção ao Pogoń Szczecin.

Porquê? Por dois motivos, explica o jornal La voz de Galicia.

Primeiro, por uma questão de prioridades da Movistar, a operadora que tem os direitos de transmissão em Espanha. A empresa escolhe que jogos transmite em directo em cada jornada e, como se previa, dá prioridade aos compromissos de Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid – que também estão na prova porque os seniores estão na principal Liga dos Campeões. A Movistar poderá transmitir em directo um jogo do Deportivo, se os galegos chegarem a uma fase muito adiantada do torneio.

Segundo, porque a direcção do Deportivo decidiu manter a hora do jogo (20h locais). O próprio clube poderia transmitir o jogo através da internet mas, para chegar a acordo com a UEFA para essa transmissão, a partida não poderia coincidir, em nenhum minuto, com um jogo da principal Liga dos Campeões. E como há jogos que começam às 17h45 (o AC Milan-FC Porto foi um deles, neste caso), o encontro entre Deportivo e Maccabi teria de começar no máximo às 15h45 – assim se explica o horário de Sporting, FC Porto e Benfica nesta Liga dos Campeões dos juniores.

Os responsáveis galegos recusaram mudar a hora de início do encontro. Gostariam de que mais adeptos pudessem ver a partida mas deram prioridade aos milhares de adeptos que foram até ao Riazor e deram prioridade aos jogadores, que obviamente preferem jogar num ambiente de festa do que num estádio quase vazio.

Assim será para os jogos na Corunha. Em relação aos jogos fora de casa – o próximo em Israel, para já – a decisão será do clube local.

Nuno Teixeira, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.