Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

KOHEI CHIBAHARA / AFP

Costa do Marfim celebra apuramento nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino.

Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. Cinco anos depois, brasileiros e alemães apareciam novamente como candidatos às medalhas mas chegaram à última jornada da fase de grupos com a possibilidade de ficarem já fora da prova, nem chegando aos quartos-de-final. O Brasil continua, a Alemanha não.

Depois de duas jornadas, Brasil e Costa do Marfim lideravam o Grupo D com quatro pontos cada; a Alemanha tinha três pontos e a Arábia Saudita, já fora destas contas, ainda não tinha pontuado.

E os árabes vão mesmo para casa sem qualquer ponto porque perderam contra o Brasil por 3-1, nesta quarta-feira. A primeira parte foi complicada para o Brasil, que mesmo assim marcou primeiro por Matheus Cunha, antes de Al Amri igualar.

Os golos da vitória brasileira só surgiram nos últimos 15 minutos, com um bis de Richarlison, que viria a fechar o resultado já no período de compensação do segundo tempo.

O Brasil tinha vencido e, por isso, a Alemanha precisava de derrotar a Costa do Marfim, à mesma hora. No entanto, os africanos inauguraram o marcador, já na segunda parte, num autogolo de Henrichs. Os alemães ainda empataram por Löwen, mas o empate 1-1 foi insuficiente para os ainda vice-campeões olímpicos.

Brasil, campeão no Rio de Janeiro, e Costa do Marfim seguem para os quartos-de-final. Foram sete pontos para o Brasil, cinco para a Costa do Marfim e quatro para a Alemanha.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …