Funcionários do Pingo Doce detidos por suspeitas de corrupção

Quatro pessoas foram detidas, esta quarta-feira, na zona da Grande Lisboa, por corrupção passiva e ativa, ocorrida no setor privado, e também por branqueamento de capitais.

Segundo adianta a Polícia Judiciária (PJ), durante a “Operação Rappel”, desencadeada na zona da Grande Lisboa, foram realizadas 18 buscas, apreendidas várias viaturas de gama alta, diversos documentos, material informático, outro material relacionado com a prática da atividade criminosa e ainda cerca de 400 mil euros em dinheiro.

As suspeitas de crime foram denunciadas pela empresa privada, empregadora de alguns dos detidos, que, de acordo com a PJ, “colaborou amplamente” com a investigação a cargo da sua Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC).

Durante a operação, foram detidos três homens e uma mulher, com idades entre os 40 e os 65 anos, e foram constituídos dez arguidos. Os detidos serão submetidos a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

De acordo com a TVI24, tratam-se de dois altos funcionários do Pingo Doce, responsáveis pela central de compras, e dois responsáveis de uma empresa de fornecimento de peixe.

Os dois funcionários da cadeia de supermercados terão recebido mais de um milhão de euros em subornos da outra empresa envolvida, à qual era dada prioridade para a compra de peixe para os supermercados Pingo Doce, em detrimento de concorrentes com propostas mais competitivas.

Além dos quatro detidos, avança o canal, há ainda outros seis funcionários da Jerónimo Martins constituídos arguidos, entre eles um funcionário que exerce funções na Polónia.

A investigação prossegue no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Loures, para se determinar “todas as condutas criminosas e o seu alcance”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não haveria mais esse crime epidemico via global SI aqueles que se dizem homens desejassem colocar um ponto final na psicopatia doentia pelo desejo incontrolável de roubar, colocando em risco toda uma população nos seus direitos mais dignos que é na area da saúde, educação e segurança. COMO? Bastando confiscar todos os bens do criminiso corrupto e cassar seu mandato sem mais nenhum direito politico! Facil é erguer a bandeira da Paz, difícil é tentar transformar as armas de guerra em ornatos de flores.

RESPONDER

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" na Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …