Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

Sedat Suna / EPA

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais.

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), sublinhando que é o risco da tarefa e não o estatuto profissional que deve prevalecer.

Ouvido de manhã pelos deputados da Comissão Parlamentar de Saúde, o coordenador da task-force para o plano de vacinação contra a Covid-19 disse ainda que este grupo de trabalho está disponível “para que os hospitais identifiquem os funcionários” que fazem a limpeza das unidades hospitalares, pois estão incluídos nas prioridades da fase 2 do plano.

É o risco e não o estatuto profissional que deve prevalecer. Já estão a ser vacinados operadores dos SUCH, que fornece a limpeza aos hospitais, que não estavam a ser”, afirmou.

Assim que os hospitais identificarem estes trabalhadores – acrescentou -, “forneceremos vacinas para serem vacinados através dos próprios hospitais. Não há qualquer restrição”.

Questionado sobre o eventual desperdício de vacinas que estão recomendadas para acima de determinadas idades (como a da Janssen e a Astra Zeneca), Gouveia e Melo respondeu que esse risco existe e que se estima em meio milhão de vacinas no segundo trimestre e 2,7 milhões no terceiro.

A partir de junho já não teremos pessoas com idade superior a 50 anos para vacinar“, estimou, sublinhando que, para não atrasar o processo de vacinação, se definiu “uma estratégia de contingência”, alargando a diferentes faixas etárias “para se usar todas as vacinas disponíveis”.

Disse ainda que o agendamento central (que incluiu o agendamento pelas bases de dados e agora o auto-agendamento) veio “aliviar carga” deste trabalho, “aumentando 20.000 a 30.000 pessoas ao processo de agendamento”.

Gouveia e Melo disse ainda que o agendamento central “vai tornar-se cada vez mais dominante e, futuramente, haverá apenas este [tipo de agendamento]“, ficando o agendamento local a funcionar apenas de forma pontual, em modo “carro-vassoura”, para encontrar pessoas que as autoridades tiverem dificuldade de chamar.

Sublinhou igualmente o sucesso do processo de auto-agendamento, da iniciativa ao utente, considerando que e permite “retirar níveis de ansiedade” das pessoas. Sobre a disponibilidade de vacinas, disse que na próxima semana se atingirá as 80.000 por dia, mas como há reservas pontualmente serão atingidas as 100.000/dia.

Na última semana de maio e em junho deverá intensificar-se a intensidade de vacinação, chegando às 140.000 vacinas/dia na semana de 14 junho. “A capacidade para vacinar e elevada e não há estrangulamentos ao processo“, insistiu.

Questionado sobre os profissionais de saúde alocados à vacinação, o responsável disse que as autoridades tentaram não alocar mais de 20% da capacidades dos Cuidados de Saúde Primários, para deixar os restantes 80% de capacidade para recuperar atividade que ficou atrasada por causa da pandemia.

No total, foram recrutados um total cerca de 4.700 profissionais (entre profissionais de saúde e assistentes), através de mobilidade interna.

Sobre a possibilidade de se contratar extra, Gouveia e Melo reconheceu que, por exemplo, ao nível dos enfermeiros, é difícil pois “a maior parte desta classe está a trabalhar” e o que as autoridades tentam fazer é contratar horas extra a estes profissionais.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …