Fumo do tabaco torna super-bactéria resistente ainda mais agressiva

-

Uma investigação levada a cabo por investigadores de diversos países descobriu que o fumo do tabaco torna a super-bactéria Staphilococcus Aureus ainda mais agressiva e mais resistente do que ela já é.

Trata-se da mais famosa super-bactéria resistente conhecida e esta equipa de cientistas apurou que, quando é exposta ao fumo do tabaco, fica ainda mais resistente à intervenção do sistema imunitário infectado.

“Já sabemos que fumar afecta a respiração humana e as células imunes e agora mostramos que, por outro lado, o fumo também pode reforçar bactérias invasoras e torná-las mais agressivas”, salienta a líder do estudo, Laura Crotty Alexander, da Universidade de San Diego na Califórnia, citada pelo site Sci-News.com.

A investigação apurou que o fumo do cigarro reforça esta super-bactéria promovendo uma alteração nas paredes das suas células, a um tal ponto que estas se tornam mais eficazes a afastarem os péptidos anti-microbianos, pequenas partículas de proteínas que o sistema imunitário utiliza para despoletar inflamações nas células bacterianas.

E, a quanto mais fumo do cigarro são expostas, mais resistentes se tornam, de acordo com o estudo.

(CC0/PD) pxhere

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Os investigadores concluíram ainda que estas super-bactérias também se tornaram mais eficientes na invasão e na aderência às células humanas desenvolvidas em laboratório, após a exposição ao fumo do tabaco.

“Os fumadores de cigarros são conhecidos por serem mais susceptíveis a doenças infecciosas. Agora temos provas de que a resistência desta super-bactéria induzida pelo tabaco pode ser um factor de contribuição adicional”, acrescenta Laura Crotty Alexander.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.