Há uma fruta que é um remédio santo contra a depressão

Marco Verch / Flickr

A pesquisa concluiu que comer dois kiwis por dia está associado a uma melhoria do humor e bem-estar mental em apenas quatro dias.

Um estudo inovador da Universidade de Otago descobriu que o kiwi pode atuar como um poderoso impulsionador do humor, com efeitos percetíveis em apenas quatro dias. Publicada no The British Journal of Nutrition, a pesquisa destaca como pequenas alterações na dieta, como adicionar kiwi, podem fazer uma diferença significativa no bem-estar mental das pessoas.

A professora Tamlin Conner, coautora do estudo e membro do Departamento de Psicologia, sublinha a importância destes achados para oferecer uma forma tangível e acessível de apoiar a saúde mental. “É encorajador saber que mudanças simples na dieta podem influenciar como nos sentimos diariamente,” explica.

A pesquisa focou-se numa intervenção dietética de oito semanas com 155 adultos apresentando baixos níveis de vitamina C. Os participantes foram divididos em três grupos: um consumiu suplementos de vitamina C, outro um placebo, e o terceiro consumiu dois kiwis diariamente. Utilizando inquéritos através de smartphones, reportaram várias métricas de bem-estar, incluindo vitalidade, humor, prosperidade, qualidade e quantidade de sono, e atividade física.

Os resultados revelaram que o consumo de kiwi melhorou a vitalidade e o humor já aos quatro dias, com um pico de melhoria entre 14 a 16 dias, e um aumento na prosperidade a partir do 14º dia. Os suplementos de vitamina C mostraram melhorias marginais no humor até o 12º dia, explica o SciTech Daily.

Ben Fletcher, autor principal do estudo, destaca a importância de compreender as nuances de como e quando estes efeitos ocorrem no dia-a-dia, contribuindo para o nosso conhecimento sobre os benefícios potenciais de alimentos e suplementos ricos em vitamina C para a saúde mental. “Isso ajuda-nos a ver que o que comemos pode ter um impacto relativamente rápido em como nos sentimos,” afirma.

Embora os suplementos de vitamina C tenham mostrado algumas melhorias, o estudo sublinha os efeitos sinérgicos potenciais do consumo de alimentos integrais, como o kiwi. “Encorajamos uma abordagem holística à nutrição e bem-estar, incorporando vários alimentos ricos em nutrientes na sua dieta,” acrescenta Fletcher.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.