A marca Continente tem sido alvo de um ataque de phishing, direcionado aos seus clientes. A empresa garante que “não houve qualquer acesso indevido a dados pessoais de clientes” e que está “em contacto com as autoridades competentes”.
Desde terça-feira que alguns números têm recebido uma mensagem SMS, de um remetente identificado como Continente, com referência a um sorteio através do uso de um código postal.
A Sonae MC esclareceu ao Diário de Notícias que o “esquema de phishing tem por objetivo a obtenção de dados pessoais”. No entanto, assegura “que não houve qualquer acesso indevido a dados pessoais de clientes Continente, uma vez que este ataque faz envios para contactos aleatórios – clientes e não clientes Continente”.
“Conseguimos aferir ainda que, em muitos casos, o nome do destinatário utilizado não consta da nossa base de dados, pelo que estará a ser utilizada informação alheia ao Continente”, acrescenta ainda.
A empresa adianta que nunca solicita dados pessoais e confidenciais por email ou por SMS, e aconselha “os clientes, sempre que lhes sejam solicitados dados em nosso nome, a que não respondam ou cliquem em qualquer link, apagando de imediato estas mensagens, e nos informem da ocorrência através dos nossos serviços de apoio ao cliente”.
“Estamos em contacto com as autoridades competentes no sentido de resolver esta situação. Esta ação pode revelar-se particularmente morosa, uma vez que os responsáveis pelo ataque utilizam websites e servidores alojados no estrangeiro”, termina.