A frase mais antiga de sempre, num pente para piolhos, no alfabeto mais antigo do Mundo

2

“Que esta presa arranque os piolhos do cabelo e da barba.” É esta a frase que foi encontrada num pente de marfim, na cidade de Laquis. As análises concluíram que a escrita gravada no pente era de origem cananeia, o alfabeto mais antigo, inventado há cerca de 3800 anos.

Acredita-se que esta seja a frase mais antiga do mundo. Desenterrado em Laquis, a segunda cidade mais importante do Reino de Judá, localizada a 40 quilómetros a sudoeste de Jerusalém, o pente sugere que os humanos já sofriam com os piolhos há milhares de anos e mesmo as pessoas mais ricas não escapavam ao problema.

“A inscrição é muito humana”, disse ao Guardian Yosef Garfinkel, arqueólogo da Universidade Hebraica de Jerusalém, que ajudou nas escavações em Laquis. “Com o pente temos o desejo de destruir os piolhos no cabelo e na barba. Hoje em dia temos os ‘sprays’, remédios e venenos modernos. Antigamente eles não tinham isso”.

O jornal britânico conta que o pente, que tem 3,5 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de largura, foi descoberto no local, em 2017, mas as gravuras na superfície só foram encontradas em dezembro do ano passado. A análise confirmou que a escrita é de origem cananeia.

Os investigadores não conseguiram identificar a idade do pente, mas acreditam que tenha sido produzido por volta de 1700 a.C.. Aquilo que resta do pente mostra que o objeto já teve, de um dos lados, seis dentes amplamente espaçados para remover emaranhados de cabelo e, do outro lado, 14 dentes para remover piolhos.

Dafna Gazit / Israel Antiquities Authority

As análises ao microscópio permitiram ainda descobrir meio milímetro de piolhos, algo que ajudou os cientistas a perceber para que servia o pente. Os pentes antigos eram feitos de madeira, osso e marfim, sendo este último considerado um material caro, que apenas pertencia aos mais ricos.

Segundo o Guardian, os primeiros sistemas de escrita do mundo tiveram origem na Mesopotâmia e no Egito, por volta de 3200 a.C., e baseavam-se em centenas de sinais diferentes para representar palavras ou sílabas.

Já o alfabeto mais antigo foi inventado em 1800 a.C. por pessoas de língua semítica, que estavam familiarizadas com o sistema de escrita egípcia. Conhecido como cananeu ou alfabeto primitivo, foi usado durante centenas de anos, particularmente no Levante, e padronizado pelos fenícios no Líbano antigo. Mais tarde, tornou-se a base do grego antigo, do latim e da maioria das línguas modernas na Europa atual.

“O facto de esta inscrição ser sobre a vida comum é especialmente fascinante”, disse Christopher Rollston, professor de línguas semíticas do noroeste da Universidade George Washington, nos Estados Unidos (EUA).

“Ao longo da história humana, os piolhos têm sido um problema perene. E esta inscrição revela muito bem que mesmo os ricos dos tempos antigos não estavam isentos de tais problemas. Esperamos que este pente tenha sido útil para fazer o que ele diz que deveria fazer: erradicar alguns desses insetos irritantes”, concluiu.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.