François Hollande apela ao voto em Macron. “Está em causa o questionamento dos nossos valores”

2

Patrick Kovarik / EPA

Socialista destacou as ligações de Marine Le Pen ao regime de Vladimir Putin. Apelo junta-se ao de Sarkozy, feito na terça-feira.

O antigo presidente francês François Hollande apelou ao voto em Emmanuel Macron na segunda volta das eleições presidenciais, nas quais o incumbente vai defrontar Marine Le Pen, candidata da extrema-direita. Em entrevista ao canal de televisão TF1, o antigo chefe de Estado começou por ressalvar que não pretende “dar uma lição de moral e dizer aos franceses em quem devem votar”, mas afirmou que “é o voto em Macron que permite que Marine Le Pen não vença“.

“Sou um ex-presidente e sei que numa eleição como esta o importante é a França. E é por isso que peço aos franceses, diante do que está em jogo, que votem em Emmanuel Macron”, disse o antigo presidente socialista.

Hollande chamou a atenção para os desafios que o país enfrentaria caso Le Pen vencesse e se tornasse presidente. “O primeiro é o questionamento dos nossos princípios, dos nossos valores. Ela quer mudar um quarto da Constituição francesa em questões de imigração”, começou por enumerar. O segundo desafio, citado pelo Expresso, tem que ver com a “manutenção da França na União Europeia” e o terceiro é “o sistema de alianças” proposto por Le Pen, cujo partido recebeu financiamento do Kremlin e até há um mês e meio era visto como um aliado.

“Todos os presidentes mantiveram a França na NATO. Agora, se ela liderar o país, planeia deixar o comando integrado [da Aliança] e considera a Rússia de Vladimir Putin um possível aliado“, aponta Hollande. Quanto a Macron, o socialista espera “sentido de diálogo”.

O apelo ao voto em Emmanuel Macron por parte de François Hollande segue-se a outro já feito por Nicolas Sarkozy, na terça-feira.  “Votarei em Emmanuel Macron porque acredito que tem a experiência necessária diante de uma grave crise internacional mais complexa do que nunca, porque o seu projeto económico coloca a promoção do trabalho no centro de todas as suas prioridades e porque o seu compromisso europeu é claro e inequívoco”, escreveu na sua página de Facebook.

“A lealdade aos valores da direita republicana e à nossa cultura de Governo deve levar-nos a responder ao apelo de união de Emmanuel Macron com vista às eleições presidenciais. Ele é, no atual estado das coisas, o único em situação de agir. O interesse da França deve ser o nosso único guia”, pode ler-se na publicação.

ZAP //

2 Comments

  1. Eu só gostava de saber que valores franceses podem ser defendidos por Macron. Só se forem as contas bancárias dos franceses mais ricos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.