França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida.

Na verdade, os peruanos tiveram mais bola, atacaram mais, mas não conseguiram criar verdadeiro perigo junto da baliza de Hugo Lloris. A equipa sul-americana pode queixar-se de alguma falta de sorte, mas também de si própria, face à confirmada eliminação.

O Peru mostrou desde cedo ser uma equipa lutadora, voluntariosa e com grande vontade. Qualidade ofensiva mais evidente a de André Carrillo, que ao intervalo registava cinco dribles eficazes em sete tentativas. Porém, e apesar de ter tido mais bola no primeiro tempo (53%), os peruanos não estiveram ao nível do seu adversário. A França rematou bem mais – nove vezes, contra apenas quatro dos sul-americanos – e com mais qualidade – quatro enquadrados para um -, criando duas ocasiões flagrantes.

Uma delas deu mesmo em golo, aos 34 minutos, quando Kylian Mbappé foi mais rápido que Miguel Trauco e finalizou calmamente, para a baliza deserta, após um remate de Olivier Giroud que desviou no ex-Sp. Braga, Sporting CP e Rio Ave, Alberto Rodríguez. Ao descanso, o melhor em campo era precisamente o jogador que esteve na origem do lance, Giroud, desta feita aposta para o ataque gaulês e que chegou ao intervalo com um rating de 6.4.

No segundo tempo os peruanos tiveram de intensificar a pressão à procura dos golos que evitassem a eliminação já à segunda jornada. Aliás, França praticamente não atacou após o descanso, registando o primeiro remate apenas aos 82 minutos. A bola era do Peru, que terminou com 61% de posse de bola na segunda parte, 57% no total. Contudo, conseguiu rematar menos vezes que a França (12-10, 4-2 enquadrados), não criando qualquer ocasião flagrante.

O melhor em campo foi N’Golo Kanté. O “trinco” francês esteve imbatível na batalha de meio-campo, registando 13 recuperações de posse e 17 acções defensivas, entre elas cinco bloqueios de passe. Terminou com um GoalPoint Rating de 7.3.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …