França vs Bélgica | “Galos” voam para Moscovo

A França é a primeira finalista do Mundial 2018. A selecção que Portugal bateu no jogo decisivo do Euro 2016 regressa assim às finais de grandes competições, a terceira em Campeonatos do Mundo, após bater a Bélgica por 1-0.

O golo solitário foi marcado no início do segundo tempo, por Samuel Umtiti, num jogo que teve sempre mais domínio por parte dos “diabos vermelhos”, mas mais perigo por parte de uma formação gaulesa muito pragmática.

A Bélgica entrou a dominar o encontro, com mais bola e mais perigo no ataque. Aos 21 minutos, um remate à meia-volta de Toby Alderweireld obrigou Hugo Lloris a uma defesa quase impossível, numa fase de pressão belga.

A França limitava-se às transições rápidas para a velocidade de Kylian Mbappé. Perto do fim da primeira parte foi Thibaut Courtois, do outro lado, a fazer uma defesa decisiva perante um isolado Benjamin Pavard.

O intervalo chegou com um nulo no marcador, mas com oportunidades de golo.

A Bélgica dominou na posse de bola, trocou bem o esférico, com 93% de eficácia de passe, mas o pragmatismo francês permitia-lhes somar quase quatro remates mais do que os “diabos vermelhos”, criando duas ocasiões flagrantes, ambas por Kylian Mbappé, o melhor jogador da etapa inicial, com um rating de 6.8.

Esse maior perigo gaulês deu frutos logo aos 51 minutos, por Samuel Umtiti, ao marcar de cabeça na sequência de um pontapé de canto cobrado por Antoine Griezmann da esquerda. E este tento apenas aprofundou a tendência da partida.

No segundo tempo, a Bélgica registou nada menos que 68% de posse de bola, 298 passes contra 144 da França, 90% de eficácia de passe para 78% dos gauleses.

No entanto, essa necessidade de ter bola e marcar foi má conselheira, sendo que, tal como no primeiro tempo, a França voltou a rematar mais (oito para seis) e a criar mais perigo, terminando a partida a ver Courtois a negar um golo a Corentin Tolisso e com um registo de três ocasiões flagrantes criadas, contra nenhuma dos belgas.

Essas três flagrantes saíram todas dos pés de Kylian Mbappé, o melhor em campo. O jogador do Paris Saint-Germain terminou com um GoalPoint Rating de 7.6, fruto das tais oportunidades claras criadas, em seis passes para finalização, e de sete dribles eficazes em 15 tentativas. Um diabo à solta ante os “diabos” vermelhos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Deputada em protesto mostra cuecas de renda no Parlamento irlandês

Num julgamento por violação, na Irlanda, a advogada de defesa do réu usou a roupa interior da queixosa para alegar que a relação sexual tinha sido consentida. Os argumento da advogada levaram uma deputada a …

Presença de militares na fronteira com o México é “bom treino” para guerra

O secretário da Defesa norte-americano defendeu esta quarta-feira o uso ativo de forças militares de plantão na fronteira dos Estados Unidos da América com o México, considerando que de certa forma é um bom treino …

Propostas de lei sobre videovigilância não respeitam RGPD

A Comissão de Proteção de Dados (CNPD) diz que as novas regras de videovigilância em locais públicos pecam por "indefinição e imprevisibilidade". Segundo avança o jornal Público esta quinta-feira, os pareceres da Comissão de Proteção de …

Descoberta super-Terra gelada e sombria muito perto do Sistema Solar

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra e tem uma massa 3,2 vezes superior à terrestre, divulgou o Observatório Europeu do Sul …

IVA da luz a 6%. Ministro sugere que famílias mudem para potência mais baixa

O ministro do Ambiente e Transição Energética não afastou a extensão a redução do IVA da luz a mais contratos, mas sugeriu que as famílias mudassem para a potência mais baixa para poderem beneficiar da …

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Carvalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …