França vs Bélgica | “Galos” voam para Moscovo

A França é a primeira finalista do Mundial 2018. A selecção que Portugal bateu no jogo decisivo do Euro 2016 regressa assim às finais de grandes competições, a terceira em Campeonatos do Mundo, após bater a Bélgica por 1-0.

O golo solitário foi marcado no início do segundo tempo, por Samuel Umtiti, num jogo que teve sempre mais domínio por parte dos “diabos vermelhos”, mas mais perigo por parte de uma formação gaulesa muito pragmática.

A Bélgica entrou a dominar o encontro, com mais bola e mais perigo no ataque. Aos 21 minutos, um remate à meia-volta de Toby Alderweireld obrigou Hugo Lloris a uma defesa quase impossível, numa fase de pressão belga.

A França limitava-se às transições rápidas para a velocidade de Kylian Mbappé. Perto do fim da primeira parte foi Thibaut Courtois, do outro lado, a fazer uma defesa decisiva perante um isolado Benjamin Pavard.

O intervalo chegou com um nulo no marcador, mas com oportunidades de golo.

A Bélgica dominou na posse de bola, trocou bem o esférico, com 93% de eficácia de passe, mas o pragmatismo francês permitia-lhes somar quase quatro remates mais do que os “diabos vermelhos”, criando duas ocasiões flagrantes, ambas por Kylian Mbappé, o melhor jogador da etapa inicial, com um rating de 6.8.

Esse maior perigo gaulês deu frutos logo aos 51 minutos, por Samuel Umtiti, ao marcar de cabeça na sequência de um pontapé de canto cobrado por Antoine Griezmann da esquerda. E este tento apenas aprofundou a tendência da partida.

No segundo tempo, a Bélgica registou nada menos que 68% de posse de bola, 298 passes contra 144 da França, 90% de eficácia de passe para 78% dos gauleses.

No entanto, essa necessidade de ter bola e marcar foi má conselheira, sendo que, tal como no primeiro tempo, a França voltou a rematar mais (oito para seis) e a criar mais perigo, terminando a partida a ver Courtois a negar um golo a Corentin Tolisso e com um registo de três ocasiões flagrantes criadas, contra nenhuma dos belgas.

Essas três flagrantes saíram todas dos pés de Kylian Mbappé, o melhor em campo. O jogador do Paris Saint-Germain terminou com um GoalPoint Rating de 7.6, fruto das tais oportunidades claras criadas, em seis passes para finalização, e de sete dribles eficazes em 15 tentativas. Um diabo à solta ante os “diabos” vermelhos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …