França vs Bélgica | “Galos” voam para Moscovo

A França é a primeira finalista do Mundial 2018. A selecção que Portugal bateu no jogo decisivo do Euro 2016 regressa assim às finais de grandes competições, a terceira em Campeonatos do Mundo, após bater a Bélgica por 1-0.

O golo solitário foi marcado no início do segundo tempo, por Samuel Umtiti, num jogo que teve sempre mais domínio por parte dos “diabos vermelhos”, mas mais perigo por parte de uma formação gaulesa muito pragmática.

A Bélgica entrou a dominar o encontro, com mais bola e mais perigo no ataque. Aos 21 minutos, um remate à meia-volta de Toby Alderweireld obrigou Hugo Lloris a uma defesa quase impossível, numa fase de pressão belga.

A França limitava-se às transições rápidas para a velocidade de Kylian Mbappé. Perto do fim da primeira parte foi Thibaut Courtois, do outro lado, a fazer uma defesa decisiva perante um isolado Benjamin Pavard.

O intervalo chegou com um nulo no marcador, mas com oportunidades de golo.

A Bélgica dominou na posse de bola, trocou bem o esférico, com 93% de eficácia de passe, mas o pragmatismo francês permitia-lhes somar quase quatro remates mais do que os “diabos vermelhos”, criando duas ocasiões flagrantes, ambas por Kylian Mbappé, o melhor jogador da etapa inicial, com um rating de 6.8.

Esse maior perigo gaulês deu frutos logo aos 51 minutos, por Samuel Umtiti, ao marcar de cabeça na sequência de um pontapé de canto cobrado por Antoine Griezmann da esquerda. E este tento apenas aprofundou a tendência da partida.

No segundo tempo, a Bélgica registou nada menos que 68% de posse de bola, 298 passes contra 144 da França, 90% de eficácia de passe para 78% dos gauleses.

No entanto, essa necessidade de ter bola e marcar foi má conselheira, sendo que, tal como no primeiro tempo, a França voltou a rematar mais (oito para seis) e a criar mais perigo, terminando a partida a ver Courtois a negar um golo a Corentin Tolisso e com um registo de três ocasiões flagrantes criadas, contra nenhuma dos belgas.

Essas três flagrantes saíram todas dos pés de Kylian Mbappé, o melhor em campo. O jogador do Paris Saint-Germain terminou com um GoalPoint Rating de 7.6, fruto das tais oportunidades claras criadas, em seis passes para finalização, e de sete dribles eficazes em 15 tentativas. Um diabo à solta ante os “diabos” vermelhos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …