França aprova nova lei para proteger crianças influencers

@JayBe / Flickr

A nova lei, aprovada por unanimidade no Parlamento francês esta terça-feira, destina-se a proteger as chamadas “crianças influencers“.

Segundo o jornal The Independent, as “crianças influencers, que passam muito do seu tempo a criar e a publicar conteúdos online, serão agora protegidas pela lei francesa.

Todos os ganhos que estes menores arrecadarem com este trabalho online serão salvaguardados numa conta bancária a que só elas poderão aceder quando fizerem 16 anos. Além disso, qualquer empresa que deseje empregar estas mini estrelas também terá de obter permissão das autoridades locais.

A nova lei também estabelece o “direito ao esquecimento”, o que obriga as redes sociais e outras plataformas da Internet a remover quaisquer vídeos ou conteúdos quando assim o for pedido por um determinado menor.

De acordo com o jornal britânico, o projeto de lei “Exploração da imagem das crianças nas plataformas online” foi apresentado, pela primeira vez, em 2019 e aprovado por unanimidade no Parlamento francês esta terça-feira.

Atualmente, são várias as crianças que figuram na lista dos maiores influenciadores do mundo. No YouTube, por exemplo, a pessoa mais bem paga em 2019 foi Ryan Kaji, um rapaz norte-americano, de oito anos, que ganhou cerca de 26 milhões de dólares (cerca de 22 milhões de euros).

Dados partilhados durante o Congresso Labour 2030, citados pelo jornal Público, mostram que, atualmente, cerca de 20 milhões de pessoas são consideradas influencers. Dados recentes da agência Influencer Hub indicam que se trata já de uma indústria que vale cerca de 10 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros).

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …