Fotojornalista Camille Lepage assassinada na República Centro Africana

Camille-Lepage-Photojournalist / Facebook

A foto-jornalista francesa Camille Lepage

A foto-jornalista francesa Camille Lepage

A fotojornalista francesa Camille Lepage, de 26 anos, foi assassinada na República Centro africana (RCA) onde se encontrava em reportagem, informou em comunicado a presidência de França.

“O corpo de Camille Lepage foi encontrado durante uma patrulha da força militar Sangaris, conduzida pela França no país africano desde dezembro, num controlo efetuado a um veículo conduzido por membros das milícias cristãs Anti-Balaka, na região de Bouar”, assinalou o palácio do Eliseu, sem adiantar mais pormenores.

O Presidente francês François Hollande, que se encontra de visita à Geórgia, solicitou já o envio imediato para o local de uma equipa francesa e de polícias da força africana também destacada no país, para assegurar “todas as medidas necessárias” que “esclareçam esta morte e encontrar os assassinos da nossa compatriota”.

Lepage dedicou-se à fotografia após ter estudado jornalismo, e como explicou na sua página da internet em julho de 2012, tinha decidido fixar-se no Sudão do Sul “para explorar a sua paixão e o último novo país do mundo”.

O seu principal interesse era a população marginalizada e na maior parte do tempo abandonada pelos seus governos, recorda a página, onde também se exibem alguns dos seus últimos trabalhos.

d.r. Camille Lepage

Uma das últimas fotos publicadas por  Camille Lepage no seu site

Uma das últimas fotos publicadas por Camille Lepage no seu site

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …