Fotógrafo holandês procura galinhas para divulgar aldeias de Portugal

José Coelho / Lusa

Alex Ten Napel, fotógrafo de galinhas

Alex Ten Napel, fotógrafo de galinhas

O fotógrafo holandês Alex Ten Napel está a fotografar galinhas, galos e garnisés do norte de Portugal para divulgar a iniciativa “Há Festa n’Aldeia”, um projeto que tem vindo a promover a cultura rural das Terras de Santa Maria.

Conhecido sobretudo pela série de retratos de doentes de Alzheimer, o fotógrafo tem já também um currículo extenso na captura em luz de aves de capoeira, apresentando-as como pinturas neoclássicas em que o animal ganha uma pose já não longe de retratos de realeza.

Entre cliques e cacarejos, Alex Tem Napel montou um estúdio na aldeia de Ul, em Oliveira de Azeméis, onde explicou à Lusa que “a galinha perfeita é aquela que se mexe muito e que está curiosa acerca daquilo que a rodeia”.

“Têm fama de animais estúpidos, mas têm personalidade e só não parecem espertas quando estão assustadas ou ansiosas”, explicou o fotógrafo, aludindo à sua predileção por temas que não pode controlar e que, portanto, o surpreendem.

Para o holandês, é essencial apenas o domínio sobre a produção fotográfica, em jeito de contrapartida face à liberdade dos sujeitos que prefere retratar.

“Quero ter controlo absoluto sobre a técnica, a luz, o tratamento da imagem e a impressão, mas há uma coisa sobre a qual não quero qualquer controlo: o modelo“, frisou, contrapondo que “quando se retrata pessoas pode-se pedir-lhes que se virem para a esquerda ou direita, mas é sempre a mesma história. Não há surpresas.”

O holandês arrisca ainda a comparação — apenas no que à captura de imagens diz respeito — com doentes de Alzheimer e crianças pequenas, na medida em que por mais que tente dirigi-los, “acabam sempre por fazer o que querem”.

“Nesse sentido, são parecidos, enquanto modelos fotográficos, com as galinhas. Nunca sei o que vai acontecer. Tenho de esperar pelo que acontece, o que acaba por ser sempre uma prenda para mim”, diz à Lusa, sublinhando que tenta retratar as aves corriqueiras com “o caráter que merecem”.

“Quando se olha para galinhas, olha-se de cima para baixo, mas o que eu quero mostrar é que elas têm caráter, que podem parecer modelos, ou ginastas, ou diretores executivos de grandes empresas”, sublinhou Alex Ten Napel, que se prepara agora para o “casting”, ou seleção, de galinhas nas aldeias de Burgos, concelho de Felgueiras, Areja, pertencente a Gondomar, e Porto Carvoeiro, de Santa Maria da Feira.

Os cartazes daí resultantes deverão promover as iniciativas do “Há Festa n’Aldeia” com os animais autóctones de cada localidade abrangida, até porque “as galinhas são um animal representativo de cada aldeia de Portugal, sendo poucas as pessoas da aldeia que não têm uma capoeira em casa”, disse à Lusa Rita Pinto, coordenadora do projeto que terá lugar num fim de semana por mês, entre junho e setembro, em aldeias de Valongo, Felgueiras, Santa Maria da Feira, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis.

Quando reflete sobre o que acaba por ser um dos símbolos nacionais mais reconhecidos no estrangeiro, Alex Ten Napel não esconde o fascínio que o leva a fotografar galos imponentes, depois de mais de 25 anos a fotografar humanos.

“Quando olho para algumas fotos antigas que fiz, vejo que são maravilhosas e que nunca as poderia ter planeado”, disse à Lusa, prestes a voltar a perseguir galinhas.

O Há Festa na Aldeia é um projeto de desenvolvimento do território que visa recuperar a identidade e a memória de aldeias do norte.

O projeto inclui iniciativas promovidas em cada uma das aldeias em articulação com a população local, de modo a dotá-la de novas competências que lhes permitam rentabilizar em projetos profissionais e microempresariais as suas tradições e hábitos locais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …