Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto de alunos.

A fotografia em causa, publicada na rede social Twitter, rapidamente se tornou viral, somando milhares de gostos e partilhas na mesma rede social.

De acordo com o jornal norte-americano The Washington Post, foram pelo menos dois os alunos que, depois de terem partilhado a imagem em causa, acabaram suspensos da escola secundária localizada em Dallas por um período de cinco dias.

À emissora norte-americana CNN, Hannah Watters, estudante de 15 anos da North Paulding High School, afirma ter sido suspensa na sequência da partilha da imagem.

A estudante conta que, depois de ver a primeira fotografia, onde se vê um corredor cheio de alunos e alguns dos quais sem máscara, decidiu partilhar um vídeo na sua conta de Twitter, mostrando que nada mudou desde que aquela primeira imagem fora publicada.

“Estava preocupada com a segurança de todos naquela prédio e em todo o condado, porque as recomendações do CDC e as suas diretrizes, que há meses foram chegando há meses, não estava a ser cumpridas”, disse a estudante.

A agência Associated Press confirmou que a fotografia do corredor foi realmente captada na North Paulding High School, escreve o New York Post.

A escola disse a Watters, segundo o relato da estudante, que esta tinha violado três políticas de conduta: utilizar o telemóvel durante o horário das aulas, usar o mesmo dispositivo durante o horário escolar para utilização de redes sociais e ainda a captura de imagens de alunos e consequente publicação numa plataforma online.

Uso de máscara é “opção pessoal”

De acordo com o mesmo portal, a fotografia foi captada a 3 de agosto, no primeiro dia de regresso às aulas nesta escola secundária norte-americana, tendo o vídeo de Hannah Watters sido publicado no dia seguinte, a 4 de agosto.

O distrito agendou o regresso às aulas para o início do mês de agosto, permitindo também que os alunos continuassem as aulas às distância, contudo, a grande maioria preferiu regressar: dos 31.000 inscritos, 20.000 voltaram ao campus.

A CNN tentou, sem sucesso, obter esclarecimentos da escola e do distrito norte-americano.

Numa carta dirigida à comunidade, o governador Brian Otott alegou que a fotografia foi captada fora do contexto, referindo que o uso de máscara é uma opção pessoal.

“Mudanças de turmas no Ensino Secundário são um desafio para manter um cronograma específico (…) É uma área que continuamos a trabalhar para (…) limitar a concentração de alunos. Os alunos ficam neste ambiente apenas por um breve período enquanto passam para a aula seguinte… Não há dúvidas que a foto não parece boa”, escreveu.

E acrescentou: “Usar máscara é uma escolha pessoal e não há uma forma prática de impor uma ordem para usá-la de forma obrigatória”.

A polémica com esta escola secundária ocorre enquanto encarregados de educação, comunidades escolares e políticos divergem sobre o regresso às aulas e o papel que as aulas presenciais poderão ter na propagação da pandemia em solo norte-americano.

  ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …