NASA publica fotografia impressionante da Estação Espacial a passar à frente do Sol

Rainee Colacurcio / NASA

A imagem astronómica de 15 de julho, escolhida diariamente pela NASA, é uma combinação de fotografias que mostra o Sol e a Estação Espacial Internacional a passar no momento certo.

A Estação Espacial Internacional (EEI) dá uma volta à Terra a cada 90 minutos, pelo que não é incomum que ela passe pelo Sol. No entanto, “alguém conseguir alinhar o seu equipamento fotográfico no momento certo para fazer uma imagem tão boa, isso sim, é raro”, lê-se no site onde a NASA e a Universidade de Michingan, nos Estados Unidos, distinguem uma imagem ligada à Astronomia por dia.

A imagem escolhida do dia 15 de julho foi fotografada por Rainee Colarcurcio. A fotografia é impressionante não só por captar a Estação Espacial em frente ao Sol, mas também porque não se vê qualquer mancha solar.

“As manchas solares têm uma mancha central escura, uma sombra mais clara e não têm painéis solares”, brinca o astrónomo responsável pelo texto que explica a imagem, citado pelo Público.

De acordo com o diário, a fotógrafa publicou várias imagens onde se vê a Estação Espacial Internacional sobreposta em vários pontos da superfície solar, enquanto orbitava a Terra.

Para conseguir este feito, Colarcucio combinou duas fotografias tiradas na praia de Edmonds, em Washington: uma que mostra a EEI a passar pelo Sol e outra que capturou os detalhes da superfície solar. As manchas solares têm sido raras devido a um período de atividade solar extremamente baixa.

ZAP //

PARTILHAR

44 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante! A imensidão que é o espaço sideral com tudo que tem é impressionante! E eu acredito muito em Deus! É fantástico! Parabéns e obrigada por divulgar o trabalho de vocês.

  2. Muito bom respondido. É pena o pouco faRiscínio de alguns terraplanóides pela sua estrela mãe (bela expressão)!

    • Que estrela mãe? o Sol? O sol é muito importante para a pseudo-ciência que defende uma terra esférica por isso ele é representado em proporções ultra anormais.

  3. … (parafraseando alguém) a terra não é plana, a terra é chata!
    E o que não faltam são chatos.
    Mas efectivamente o título deveria referir que se trata de uma foto-montagem e não de uma fotografia.

  4. A maior psyop da história (terra plana) e os parvinhos caíram nela que nem patinhos… e reparem que na maioria são religiosos os ferverosos defensores… Não vendo que ao insistirem nessa burrice, só diminuem a grandeza do deus que acreditam. Enfim, a ignorância é mesmo uma benção…

    • Jo. Escreves como se estivesses certo, mas afinal estás é convencido que estás. Infelizmente é mais fácil acreditar na pseudo-ciência, afinal já nos mentem há muitos anos. Que nem um patinho caíste tu e eu e tantos outros. Ainda bem que já percebi que as mentiras têm perna curta. A Terra é Plana, se não concorda apresente provas cientificas, ou seja, que se possam concretizar novamente e constatar que de facto é assim. Agora não venha utilizar-se de “provas” da NASA e as outras entidades filhas que se lhe sujeitam nos vários países. A maior religião é a da pseudo-ciência.

      • O que pensas ou não sobre isso e sobre a NASA, não me interessa.
        Só te digo isto: punha-te num barco, sozinho, apenas com os instrumentos mínimos necessários para navegação marítima, bússola, compasso, régua, mapa. Se souberes navegar apenas com isso, saberás logo que essa coisa de “terra plana” é um grande embuste e que só enganam ignorantes, que não entendem o mínimo de matemática nem de geometria nem de cartografia.
        Depois disso, queria ver se ainda estaria convencido nessa treta de terra plana.
        Só enganam mesmo os ignorantes, digo e repito, só enganam os ignorantes.
        TEORIA Flat earth = Psyop

        • Jo, não seja assim, você continua convencido que é o dono da razão. A TEORIA DA TERRA ESFÉRICA não tem provas. Se você tem alguma apresente. Ignorância é acreditar nessa fantasia sem provas. Por acaso não está a falar com um ignorante, tenho vários diplomas. Você diz e repete porque muitas vezes ouviu e foi ensinado assim. Mas seja corajoso e procure as provas, se encontrar alguma informe-me para eu também acreditar no que já acreditei antes. A terra é plana, os barcos não desaparecem na curvatura pois a curvatura não existe, o que acontece é perspectiva. A água não curva. Existem 4 forças que unidas mantém tudo em ordem: Magnetismo, Densidade, Luz, Pressão. A gravidade não existe é apenas uma teoria. Por favor não fique convencido que sabe, seja corajoso, desafie-se a fazer uma pesquisa séria e profunda, não fique só na superfície.

          • Já me respondeste , não é preciso dizeres mais nada. Sim ignorante.
            Ignorante, que não sabe navegar em alto mar e que acredita em psyops desenhadas para manipular ignorantes, especialmente os religiosos cegos.
            Digo e repito, se soubesses navegar no alto mar apenas com aqueles instrumentos que mencionei, verias o embuste da teoria da terra plana, o quão ridícula é. Queres mais que isso? Queres provas?! Então vai APRENDER a navegar no mar por ti próprio!!!! Sê tu corajoso, eu já fui, vai aprender, vai! Não é preciso grau académico universitário para aprender isso!…
            Por isso, não adianta estares com esse paleio repetitivo, que todos os ignorantes da teoria da terra plana repetem, porque isso para mim é ignorância pura.
            Acabou, tenho dito. Vai aprender a navegar em alto mar, depois logo vens falar comigo quando souberes.

            • Insultar os outros é que é de uma ignorância enorme. Realmente não preciso te convencer, já sabes de tudo. Quem sou eu para te dizer o contrário do que pensas não é verdade?
              Sinceramente a preguiça dá asas a qualquer desculpa. Embuste é a teoria da terra esférica, mas se gostas do pai natal então já se entendeu tudo. Não é paleio repetitivo, isso é o que tu consomes da NASA e afins, eu nem sou papagaio. Chamar os outros de ignorantes qualquer ignorante faz. Agora apresentar provas só homens interessados na verdade apresentam. Já me estava a esquecer de uma coisa, Jo, por favor pare de pensar que é superior aos outros e que é dono da verdade absoluta.

  5. Pois, Pois…. faz um favor a todos, arruma a trouxa e vai a pé pelo mundo fora…. vai em linha reta, sem curvas…. vais chegar ao ponto de onde partiste…..

    • Eu não tenho dúvidas que a Terra é plana e está parada. Existem limites e um domo, por isso essa sua ideia nunca ninguém a concretizou.

      • Prova concreta = zero
        vai dar a volta ao mundo de barco, como já te disse anteriormente, e depois vais ver a figura ridícula que fizeste aqui…

        • Você continua com a mania que sabe. Fantasia é a terra esférica. Tem provas em contrário apresente-as. Agora responda-me a uma pergunta básica: A Água curva ou mantém-se nivelada sempre em qualquer tipo de experiência que se possa fazer?

  6. Oh comentador “Pois, pois”, quer dizer, dizes que te chamei de ignorante, que te “insultei” e depois fazes o mesmo?! Grande LOL!!
    Chamar ignorante não é um insulto, é a constatação de um facto. Porque ignoras o óbvio.
    Não recorro a essa técnica do insultar para ficar por cima. Tenho argumentos para muito mais, isso é jogar baixo.
    Sim, EMBUSTE.
    Vai pegar num barco, nos instrumentos de navegação, e põe-te a navegar pelo mundo fora. Depois diz-me o que achas dessa teoria, se ainda acreditas nela cegamente!

    • Não tens qualquer argumento Jo. Só vejo falácia. Eu não te insultei, só respondi aos teus comentários. A tua forma de escrever denuncia-te. Chamar os outros de ignorantes é constatação de facto e não um insulto? Sinceramente!!! Bem cada um dá o que tem.

      • Bla bla bla whiskas saquetas. Argumentos teus, provas concretas = zero.
        E então, e esse passeio de barco pelo mundo? vai ou não vai? Quando fores, já podes argumentar comigo. E de certeza que me vais dar razão.

        • Não é necessário fazer uma viagem do tipo que presume para provar a terra plana. Mas já agora qual é a sua melhor prova de que a terra seria esférica?

          • Procura alguém que tenha um balão de ar quente, sobe nele até ao limite da atmosfera e olha em redor…. vais descobrir que a terra não é plana mas esférica….

  7. Diverti-me com esta serie de comentários e troca de galhardetes entre o Pois, Pois… e restantes animadores. Poderia ser uma parodia digna dos “Malucos do Riso ” . Bravo a todos!

    • Esta serie foi um debate. Pena é que nem todos querem fazer pesquisas sérias e apenas repetir o que outros já disseram. Ciência verdadeira é reproduzível através das mesmas experiências realizadas para verificação de veracidade. Mas gostei do seu comentário.

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …