NASA publica fotografia impressionante da Estação Espacial a passar à frente do Sol

Rainee Colacurcio / NASA

A imagem astronómica de 15 de julho, escolhida diariamente pela NASA, é uma combinação de fotografias que mostra o Sol e a Estação Espacial Internacional a passar no momento certo.

A Estação Espacial Internacional (EEI) dá uma volta à Terra a cada 90 minutos, pelo que não é incomum que ela passe pelo Sol. No entanto, “alguém conseguir alinhar o seu equipamento fotográfico no momento certo para fazer uma imagem tão boa, isso sim, é raro”, lê-se no site onde a NASA e a Universidade de Michingan, nos Estados Unidos, distinguem uma imagem ligada à Astronomia por dia.

A imagem escolhida do dia 15 de julho foi fotografada por Rainee Colarcurcio. A fotografia é impressionante não só por captar a Estação Espacial em frente ao Sol, mas também porque não se vê qualquer mancha solar.

“As manchas solares têm uma mancha central escura, uma sombra mais clara e não têm painéis solares”, brinca o astrónomo responsável pelo texto que explica a imagem, citado pelo Público.

De acordo com o diário, a fotógrafa publicou várias imagens onde se vê a Estação Espacial Internacional sobreposta em vários pontos da superfície solar, enquanto orbitava a Terra.

Para conseguir este feito, Colarcucio combinou duas fotografias tiradas na praia de Edmonds, em Washington: uma que mostra a EEI a passar pelo Sol e outra que capturou os detalhes da superfície solar. As manchas solares têm sido raras devido a um período de atividade solar extremamente baixa.

ZAP //

PARTILHAR

44 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante! A imensidão que é o espaço sideral com tudo que tem é impressionante! E eu acredito muito em Deus! É fantástico! Parabéns e obrigada por divulgar o trabalho de vocês.

  2. Muito bom respondido. É pena o pouco faRiscínio de alguns terraplanóides pela sua estrela mãe (bela expressão)!

    • Que estrela mãe? o Sol? O sol é muito importante para a pseudo-ciência que defende uma terra esférica por isso ele é representado em proporções ultra anormais.

  3. … (parafraseando alguém) a terra não é plana, a terra é chata!
    E o que não faltam são chatos.
    Mas efectivamente o título deveria referir que se trata de uma foto-montagem e não de uma fotografia.

  4. A maior psyop da história (terra plana) e os parvinhos caíram nela que nem patinhos… e reparem que na maioria são religiosos os ferverosos defensores… Não vendo que ao insistirem nessa burrice, só diminuem a grandeza do deus que acreditam. Enfim, a ignorância é mesmo uma benção…

    • Jo. Escreves como se estivesses certo, mas afinal estás é convencido que estás. Infelizmente é mais fácil acreditar na pseudo-ciência, afinal já nos mentem há muitos anos. Que nem um patinho caíste tu e eu e tantos outros. Ainda bem que já percebi que as mentiras têm perna curta. A Terra é Plana, se não concorda apresente provas cientificas, ou seja, que se possam concretizar novamente e constatar que de facto é assim. Agora não venha utilizar-se de “provas” da NASA e as outras entidades filhas que se lhe sujeitam nos vários países. A maior religião é a da pseudo-ciência.

      • O que pensas ou não sobre isso e sobre a NASA, não me interessa.
        Só te digo isto: punha-te num barco, sozinho, apenas com os instrumentos mínimos necessários para navegação marítima, bússola, compasso, régua, mapa. Se souberes navegar apenas com isso, saberás logo que essa coisa de “terra plana” é um grande embuste e que só enganam ignorantes, que não entendem o mínimo de matemática nem de geometria nem de cartografia.
        Depois disso, queria ver se ainda estaria convencido nessa treta de terra plana.
        Só enganam mesmo os ignorantes, digo e repito, só enganam os ignorantes.
        TEORIA Flat earth = Psyop

        • Jo, não seja assim, você continua convencido que é o dono da razão. A TEORIA DA TERRA ESFÉRICA não tem provas. Se você tem alguma apresente. Ignorância é acreditar nessa fantasia sem provas. Por acaso não está a falar com um ignorante, tenho vários diplomas. Você diz e repete porque muitas vezes ouviu e foi ensinado assim. Mas seja corajoso e procure as provas, se encontrar alguma informe-me para eu também acreditar no que já acreditei antes. A terra é plana, os barcos não desaparecem na curvatura pois a curvatura não existe, o que acontece é perspectiva. A água não curva. Existem 4 forças que unidas mantém tudo em ordem: Magnetismo, Densidade, Luz, Pressão. A gravidade não existe é apenas uma teoria. Por favor não fique convencido que sabe, seja corajoso, desafie-se a fazer uma pesquisa séria e profunda, não fique só na superfície.

          • Já me respondeste , não é preciso dizeres mais nada. Sim ignorante.
            Ignorante, que não sabe navegar em alto mar e que acredita em psyops desenhadas para manipular ignorantes, especialmente os religiosos cegos.
            Digo e repito, se soubesses navegar no alto mar apenas com aqueles instrumentos que mencionei, verias o embuste da teoria da terra plana, o quão ridícula é. Queres mais que isso? Queres provas?! Então vai APRENDER a navegar no mar por ti próprio!!!! Sê tu corajoso, eu já fui, vai aprender, vai! Não é preciso grau académico universitário para aprender isso!…
            Por isso, não adianta estares com esse paleio repetitivo, que todos os ignorantes da teoria da terra plana repetem, porque isso para mim é ignorância pura.
            Acabou, tenho dito. Vai aprender a navegar em alto mar, depois logo vens falar comigo quando souberes.

            • Insultar os outros é que é de uma ignorância enorme. Realmente não preciso te convencer, já sabes de tudo. Quem sou eu para te dizer o contrário do que pensas não é verdade?
              Sinceramente a preguiça dá asas a qualquer desculpa. Embuste é a teoria da terra esférica, mas se gostas do pai natal então já se entendeu tudo. Não é paleio repetitivo, isso é o que tu consomes da NASA e afins, eu nem sou papagaio. Chamar os outros de ignorantes qualquer ignorante faz. Agora apresentar provas só homens interessados na verdade apresentam. Já me estava a esquecer de uma coisa, Jo, por favor pare de pensar que é superior aos outros e que é dono da verdade absoluta.

  5. Pois, Pois…. faz um favor a todos, arruma a trouxa e vai a pé pelo mundo fora…. vai em linha reta, sem curvas…. vais chegar ao ponto de onde partiste…..

    • Eu não tenho dúvidas que a Terra é plana e está parada. Existem limites e um domo, por isso essa sua ideia nunca ninguém a concretizou.

      • Prova concreta = zero
        vai dar a volta ao mundo de barco, como já te disse anteriormente, e depois vais ver a figura ridícula que fizeste aqui…

        • Você continua com a mania que sabe. Fantasia é a terra esférica. Tem provas em contrário apresente-as. Agora responda-me a uma pergunta básica: A Água curva ou mantém-se nivelada sempre em qualquer tipo de experiência que se possa fazer?

  6. Oh comentador “Pois, pois”, quer dizer, dizes que te chamei de ignorante, que te “insultei” e depois fazes o mesmo?! Grande LOL!!
    Chamar ignorante não é um insulto, é a constatação de um facto. Porque ignoras o óbvio.
    Não recorro a essa técnica do insultar para ficar por cima. Tenho argumentos para muito mais, isso é jogar baixo.
    Sim, EMBUSTE.
    Vai pegar num barco, nos instrumentos de navegação, e põe-te a navegar pelo mundo fora. Depois diz-me o que achas dessa teoria, se ainda acreditas nela cegamente!

    • Não tens qualquer argumento Jo. Só vejo falácia. Eu não te insultei, só respondi aos teus comentários. A tua forma de escrever denuncia-te. Chamar os outros de ignorantes é constatação de facto e não um insulto? Sinceramente!!! Bem cada um dá o que tem.

      • Bla bla bla whiskas saquetas. Argumentos teus, provas concretas = zero.
        E então, e esse passeio de barco pelo mundo? vai ou não vai? Quando fores, já podes argumentar comigo. E de certeza que me vais dar razão.

        • Não é necessário fazer uma viagem do tipo que presume para provar a terra plana. Mas já agora qual é a sua melhor prova de que a terra seria esférica?

          • Procura alguém que tenha um balão de ar quente, sobe nele até ao limite da atmosfera e olha em redor…. vais descobrir que a terra não é plana mas esférica….

  7. Diverti-me com esta serie de comentários e troca de galhardetes entre o Pois, Pois… e restantes animadores. Poderia ser uma parodia digna dos “Malucos do Riso ” . Bravo a todos!

    • Esta serie foi um debate. Pena é que nem todos querem fazer pesquisas sérias e apenas repetir o que outros já disseram. Ciência verdadeira é reproduzível através das mesmas experiências realizadas para verificação de veracidade. Mas gostei do seu comentário.

RESPONDER

“Voltaremos a encontrar-nos”. Isabel II relembra a 2.ª Guerra Mundial e fala de um desafio "diferente"

A rainha Isabel II salientou este domingo, numa mensagem televisiva, que a pandemia Covid-19 é um desafio "diferente" de outros enfrentados pelo Reino Unido e exortou os britânicos a respeitar o confinamento. "Embora já tenhamos enfrentado …

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas que não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …

FC Porto à caça em Famalicão por Uros Racic

O FC Porto está atento à possível contratação de Uros Racic. O jogador tem-se destacado ao serviço do Famalicão e pode mudar-se para o Dragão a um preço acessível. Até à interrupção das competições, o Famalicão …