NASA publica fotografia impressionante da Estação Espacial a passar à frente do Sol

Rainee Colacurcio / NASA

A imagem astronómica de 15 de julho, escolhida diariamente pela NASA, é uma combinação de fotografias que mostra o Sol e a Estação Espacial Internacional a passar no momento certo.

A Estação Espacial Internacional (EEI) dá uma volta à Terra a cada 90 minutos, pelo que não é incomum que ela passe pelo Sol. No entanto, “alguém conseguir alinhar o seu equipamento fotográfico no momento certo para fazer uma imagem tão boa, isso sim, é raro”, lê-se no site onde a NASA e a Universidade de Michingan, nos Estados Unidos, distinguem uma imagem ligada à Astronomia por dia.

A imagem escolhida do dia 15 de julho foi fotografada por Rainee Colarcurcio. A fotografia é impressionante não só por captar a Estação Espacial em frente ao Sol, mas também porque não se vê qualquer mancha solar.

“As manchas solares têm uma mancha central escura, uma sombra mais clara e não têm painéis solares”, brinca o astrónomo responsável pelo texto que explica a imagem, citado pelo Público.

De acordo com o diário, a fotógrafa publicou várias imagens onde se vê a Estação Espacial Internacional sobreposta em vários pontos da superfície solar, enquanto orbitava a Terra.

Para conseguir este feito, Colarcucio combinou duas fotografias tiradas na praia de Edmonds, em Washington: uma que mostra a EEI a passar pelo Sol e outra que capturou os detalhes da superfície solar. As manchas solares têm sido raras devido a um período de atividade solar extremamente baixa.

ZAP //

PARTILHAR

44 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante! A imensidão que é o espaço sideral com tudo que tem é impressionante! E eu acredito muito em Deus! É fantástico! Parabéns e obrigada por divulgar o trabalho de vocês.

  2. Muito bom respondido. É pena o pouco faRiscínio de alguns terraplanóides pela sua estrela mãe (bela expressão)!

    • Que estrela mãe? o Sol? O sol é muito importante para a pseudo-ciência que defende uma terra esférica por isso ele é representado em proporções ultra anormais.

  3. … (parafraseando alguém) a terra não é plana, a terra é chata!
    E o que não faltam são chatos.
    Mas efectivamente o título deveria referir que se trata de uma foto-montagem e não de uma fotografia.

  4. A maior psyop da história (terra plana) e os parvinhos caíram nela que nem patinhos… e reparem que na maioria são religiosos os ferverosos defensores… Não vendo que ao insistirem nessa burrice, só diminuem a grandeza do deus que acreditam. Enfim, a ignorância é mesmo uma benção…

    • Jo. Escreves como se estivesses certo, mas afinal estás é convencido que estás. Infelizmente é mais fácil acreditar na pseudo-ciência, afinal já nos mentem há muitos anos. Que nem um patinho caíste tu e eu e tantos outros. Ainda bem que já percebi que as mentiras têm perna curta. A Terra é Plana, se não concorda apresente provas cientificas, ou seja, que se possam concretizar novamente e constatar que de facto é assim. Agora não venha utilizar-se de “provas” da NASA e as outras entidades filhas que se lhe sujeitam nos vários países. A maior religião é a da pseudo-ciência.

      • O que pensas ou não sobre isso e sobre a NASA, não me interessa.
        Só te digo isto: punha-te num barco, sozinho, apenas com os instrumentos mínimos necessários para navegação marítima, bússola, compasso, régua, mapa. Se souberes navegar apenas com isso, saberás logo que essa coisa de “terra plana” é um grande embuste e que só enganam ignorantes, que não entendem o mínimo de matemática nem de geometria nem de cartografia.
        Depois disso, queria ver se ainda estaria convencido nessa treta de terra plana.
        Só enganam mesmo os ignorantes, digo e repito, só enganam os ignorantes.
        TEORIA Flat earth = Psyop

        • Jo, não seja assim, você continua convencido que é o dono da razão. A TEORIA DA TERRA ESFÉRICA não tem provas. Se você tem alguma apresente. Ignorância é acreditar nessa fantasia sem provas. Por acaso não está a falar com um ignorante, tenho vários diplomas. Você diz e repete porque muitas vezes ouviu e foi ensinado assim. Mas seja corajoso e procure as provas, se encontrar alguma informe-me para eu também acreditar no que já acreditei antes. A terra é plana, os barcos não desaparecem na curvatura pois a curvatura não existe, o que acontece é perspectiva. A água não curva. Existem 4 forças que unidas mantém tudo em ordem: Magnetismo, Densidade, Luz, Pressão. A gravidade não existe é apenas uma teoria. Por favor não fique convencido que sabe, seja corajoso, desafie-se a fazer uma pesquisa séria e profunda, não fique só na superfície.

          • Já me respondeste , não é preciso dizeres mais nada. Sim ignorante.
            Ignorante, que não sabe navegar em alto mar e que acredita em psyops desenhadas para manipular ignorantes, especialmente os religiosos cegos.
            Digo e repito, se soubesses navegar no alto mar apenas com aqueles instrumentos que mencionei, verias o embuste da teoria da terra plana, o quão ridícula é. Queres mais que isso? Queres provas?! Então vai APRENDER a navegar no mar por ti próprio!!!! Sê tu corajoso, eu já fui, vai aprender, vai! Não é preciso grau académico universitário para aprender isso!…
            Por isso, não adianta estares com esse paleio repetitivo, que todos os ignorantes da teoria da terra plana repetem, porque isso para mim é ignorância pura.
            Acabou, tenho dito. Vai aprender a navegar em alto mar, depois logo vens falar comigo quando souberes.

            • Insultar os outros é que é de uma ignorância enorme. Realmente não preciso te convencer, já sabes de tudo. Quem sou eu para te dizer o contrário do que pensas não é verdade?
              Sinceramente a preguiça dá asas a qualquer desculpa. Embuste é a teoria da terra esférica, mas se gostas do pai natal então já se entendeu tudo. Não é paleio repetitivo, isso é o que tu consomes da NASA e afins, eu nem sou papagaio. Chamar os outros de ignorantes qualquer ignorante faz. Agora apresentar provas só homens interessados na verdade apresentam. Já me estava a esquecer de uma coisa, Jo, por favor pare de pensar que é superior aos outros e que é dono da verdade absoluta.

  5. Pois, Pois…. faz um favor a todos, arruma a trouxa e vai a pé pelo mundo fora…. vai em linha reta, sem curvas…. vais chegar ao ponto de onde partiste…..

    • Eu não tenho dúvidas que a Terra é plana e está parada. Existem limites e um domo, por isso essa sua ideia nunca ninguém a concretizou.

      • Prova concreta = zero
        vai dar a volta ao mundo de barco, como já te disse anteriormente, e depois vais ver a figura ridícula que fizeste aqui…

        • Você continua com a mania que sabe. Fantasia é a terra esférica. Tem provas em contrário apresente-as. Agora responda-me a uma pergunta básica: A Água curva ou mantém-se nivelada sempre em qualquer tipo de experiência que se possa fazer?

  6. Oh comentador “Pois, pois”, quer dizer, dizes que te chamei de ignorante, que te “insultei” e depois fazes o mesmo?! Grande LOL!!
    Chamar ignorante não é um insulto, é a constatação de um facto. Porque ignoras o óbvio.
    Não recorro a essa técnica do insultar para ficar por cima. Tenho argumentos para muito mais, isso é jogar baixo.
    Sim, EMBUSTE.
    Vai pegar num barco, nos instrumentos de navegação, e põe-te a navegar pelo mundo fora. Depois diz-me o que achas dessa teoria, se ainda acreditas nela cegamente!

    • Não tens qualquer argumento Jo. Só vejo falácia. Eu não te insultei, só respondi aos teus comentários. A tua forma de escrever denuncia-te. Chamar os outros de ignorantes é constatação de facto e não um insulto? Sinceramente!!! Bem cada um dá o que tem.

      • Bla bla bla whiskas saquetas. Argumentos teus, provas concretas = zero.
        E então, e esse passeio de barco pelo mundo? vai ou não vai? Quando fores, já podes argumentar comigo. E de certeza que me vais dar razão.

        • Não é necessário fazer uma viagem do tipo que presume para provar a terra plana. Mas já agora qual é a sua melhor prova de que a terra seria esférica?

          • Procura alguém que tenha um balão de ar quente, sobe nele até ao limite da atmosfera e olha em redor…. vais descobrir que a terra não é plana mas esférica….

  7. Diverti-me com esta serie de comentários e troca de galhardetes entre o Pois, Pois… e restantes animadores. Poderia ser uma parodia digna dos “Malucos do Riso ” . Bravo a todos!

    • Esta serie foi um debate. Pena é que nem todos querem fazer pesquisas sérias e apenas repetir o que outros já disseram. Ciência verdadeira é reproduzível através das mesmas experiências realizadas para verificação de veracidade. Mas gostei do seu comentário.

RESPONDER

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …

Portugal perde na Taça Davis frente à Bielorrússia

Pedro Sousa, colocado em 123.º no 'ranking' ATP, perdeu por 3-2 contra a Bielorrússia, na eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. Este sábado, o tenista Pedro Sousa foi derrotado no último encontro …

Governo abre mais de 2000 vagas para estágios na Administração Local

Há mais de 2000 estágios para atribuir em todo o país e as candidaturas estão abertas até 11 de outubro. Norte e Centro lideram o número de vagas. Na quarta-feira, foi divulgado, em Diário da República, …