Foto de Lisboa ganhou Metro Photo Challenge 2015

Eduard Gordeev / Metro Photo Challenge

"Lisboa Nebulosa", por Eduard Gordeev

“Lisboa Nebulosa”, por Eduard Gordeev

O autor é russo mas a imagem é bem portuguesa, e ganhou o Grande Prémio Global do Metro Photo Challenge 2015.

A vencedora do concurso de fotografia internacional promovido pelo jornal “Metro” foi também, em certo sentido, a cidade de Lisboa. É que foi na capital portuguesa que foi captada a imagem que conquistou o primeiro lugar da categoria City Secret.

Sim, desta vez não é a luz de Lisboa nem nenhuma das suas vistas em cores vivas a levar o nome da cidade mais longe. É mesmo um raro nevoeiro que, também assim, “conseguiu retratar a essência e magia da cidade”, resume um comunicado da organização do concurso, cujo resultado foi decidido por um júri internacional.

Da autoria de Eduard Gordeev, a fotografia foi captada em outubro deste ano e mostra-nos uma cena com a ponte 25 de Abril a desaparecer, dir-se-ia infinita, no nevoeiro cerrado.

Gordeev é um talentoso fotógrafo, residente em São Petersburgo, que se especializou em fotografar paisagens surreais, normalmente urbanas, debaixo de chuva. As suas fotos capam uma atmosférica única, que lhes confere um efeito de pinturas acrílicas.

Gordeev ganhou um prémio que faria as delícias de muitos viajantes: uma expedição fotográfica à Índia.

O Metro Photo Challenge 2015 decorreu entre 22 e 24 de Novembro, em todas as cidades que têm edições daquele jornal gratuito – mais de meia centena em 19 países.

O concurso divide-se em três categorias: “City Love”, “City Soul” e “City Secret”.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Linda sem dúvida! Existe apenas um senão em que a imagem em si nem o autor nada tem a ver com a vingança dos homens que é o nome da ponte desfasada da sua origem e do seu tempo e que certamente o tempo e a história se encarregarão de desmontar a leviandade e oportunismo daqueles que possivelmente pior história deixarão para o país.

    • Como em muitas religiões, associar imagens e nomes à intermediação da comunicação espiritual, associar grandes obras do erário público a datas ou nomes mais ou menos marcantes da vida de um país pode ser em si abuso à memória de muitos, mas também à natureza do que se pretende realçar como resultado da intervenção humana aliada à evolução da técnica e estética paisagística, isto é, quando a intervenção humana se envolve com a ordem da natureza e resulta num ex-libris com 49 anos – Lisboa, capital secular… Dos hidrónimos em toponímia, primeiro ponto de partida, o ‘naming’ mais provável da daquela ponte seria o do rio que se lhe submete – TEJO (Tagus)… A sua majestosa beleza e grandiosidade perderam esse direito por uma data prometida que prevalece comprometida e nem o Tejo nem aquela ponte que o abraça mereciam uma data, fosse ela da “religião” que fosse!

  2. Na minha opinião tenho queixa dos 2 regimes que a ponte acaba por representar. Mas queria acrescentar que o governo de Salazar foi tão miserável que nem foi capaz de construir 1 ponte importante pra união das 2 margens e livra la de portagens

RESPONDER

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …

Pingo Doce

Trabalhadora do Pingo Doce terá sido impedida de ir à casa de banho (acabou por urinar na caixa)

Uma funcionária de um hipermercado Pingo Doce terá solicitado, por várias vezes, para ir à casa de banho, sem ter sido autorizada para isso, o que a levou a urinar-se no posto de trabalho. Uma …

Senado dos EUA aprova projeto de lei de apoio aos direitos humanos e democracia em Hong Kong

O Senado norte-americano aprovou, na terça-feira, por unanimidade, um projeto de lei de apoio aos direitos humanos e à democracia em Hong Kong, numa altura em que os protestos no território se tornam mais violentos. O …