Foto de Lisboa ganhou Metro Photo Challenge 2015

Eduard Gordeev / Metro Photo Challenge

"Lisboa Nebulosa", por Eduard Gordeev

“Lisboa Nebulosa”, por Eduard Gordeev

O autor é russo mas a imagem é bem portuguesa, e ganhou o Grande Prémio Global do Metro Photo Challenge 2015.

A vencedora do concurso de fotografia internacional promovido pelo jornal “Metro” foi também, em certo sentido, a cidade de Lisboa. É que foi na capital portuguesa que foi captada a imagem que conquistou o primeiro lugar da categoria City Secret.

Sim, desta vez não é a luz de Lisboa nem nenhuma das suas vistas em cores vivas a levar o nome da cidade mais longe. É mesmo um raro nevoeiro que, também assim, “conseguiu retratar a essência e magia da cidade”, resume um comunicado da organização do concurso, cujo resultado foi decidido por um júri internacional.

Da autoria de Eduard Gordeev, a fotografia foi captada em outubro deste ano e mostra-nos uma cena com a ponte 25 de Abril a desaparecer, dir-se-ia infinita, no nevoeiro cerrado.

Gordeev é um talentoso fotógrafo, residente em São Petersburgo, que se especializou em fotografar paisagens surreais, normalmente urbanas, debaixo de chuva. As suas fotos capam uma atmosférica única, que lhes confere um efeito de pinturas acrílicas.

Gordeev ganhou um prémio que faria as delícias de muitos viajantes: uma expedição fotográfica à Índia.

O Metro Photo Challenge 2015 decorreu entre 22 e 24 de Novembro, em todas as cidades que têm edições daquele jornal gratuito – mais de meia centena em 19 países.

O concurso divide-se em três categorias: “City Love”, “City Soul” e “City Secret”.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Linda sem dúvida! Existe apenas um senão em que a imagem em si nem o autor nada tem a ver com a vingança dos homens que é o nome da ponte desfasada da sua origem e do seu tempo e que certamente o tempo e a história se encarregarão de desmontar a leviandade e oportunismo daqueles que possivelmente pior história deixarão para o país.

    • Como em muitas religiões, associar imagens e nomes à intermediação da comunicação espiritual, associar grandes obras do erário público a datas ou nomes mais ou menos marcantes da vida de um país pode ser em si abuso à memória de muitos, mas também à natureza do que se pretende realçar como resultado da intervenção humana aliada à evolução da técnica e estética paisagística, isto é, quando a intervenção humana se envolve com a ordem da natureza e resulta num ex-libris com 49 anos – Lisboa, capital secular… Dos hidrónimos em toponímia, primeiro ponto de partida, o ‘naming’ mais provável da daquela ponte seria o do rio que se lhe submete – TEJO (Tagus)… A sua majestosa beleza e grandiosidade perderam esse direito por uma data prometida que prevalece comprometida e nem o Tejo nem aquela ponte que o abraça mereciam uma data, fosse ela da “religião” que fosse!

  2. Na minha opinião tenho queixa dos 2 regimes que a ponte acaba por representar. Mas queria acrescentar que o governo de Salazar foi tão miserável que nem foi capaz de construir 1 ponte importante pra união das 2 margens e livra la de portagens

RESPONDER

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …