Fóssil com 120 milhões de anos tem um crânio de T. Rex num corpo de pássaro

(dr) Wang et al.

Um pequeno fóssil com 120 milhões de anos, descoberto no nordeste da China, não é nem uma ave nem um dinossauro.

Os paleontólogos descreveram uma nova ave, do grupo Enantiornithes (aves opostas). A espécie viveu na atual província de Liaoning, na China, durante a época do Cretáceo Primitivo, há cerca de 120 milhões de anos.

Segundo o Sci-News, a criatura tinha um crânio de 2 centímetros de comprimento, com uma mistura de características de dinossauros e de aves.

“Os Enantiornithes são o grupo mais diversificado de aves da época dos dinossauros no Cretáceo e foram encontrados em todo o mundo”, disse Min Wang, paleontólogo do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia Vertebrada e da Academia Chinesa de Ciências.

“Nas aves vivas, o osso quadrático é um dos ossos mais móveis do crânio e permite a característica única destas aves conhecida como ‘crânio cinético‘”, ou seja, o maxilar superior pode mover-se independentemente do cérebro e do maxilar inferior, explicou.

Em contraste, “o crânio desta nova ‘ave oposta’, assim como o dos dinossauros como o Tyrannosaurus rex, não é cinético. Em vez disso, os ossos estão ‘trancados’ e são incapazes de se mover“.

Esta ave tem dois arcos ósseos para a fixação dos músculos da mandíbula como os que são encontrados em répteis (lagartos, crocodilos e dinossauros), o que torna a parte posterior do crânio rígida e resistente ao movimento entre os ossos.

Os investigadores compararam as tomografias do crânio do pássaro com as tomografias do crânio do dromeossauro Linheraptor e descobriram que o osso pterigóide era “exatamente igual”.

“Em combinação com os ossos temporais ‘presos’, a diferença na estrutura do palato também aponta para a ausência de cinesia entre os ancestrais de pássaros”, acrescentou o paleontólogo Thomas Stidham, da Academia Chinesa de Ciências, citado pelo Science Alert.

Este movimento do crânio deve ter evoluído mais tarde, levando à grande diversidade de formas de crânio que podemos agora observar entre os pássaros modernos do grupo Coroa.

“Ter um crânio de ‘dinossauro’ no corpo de uma ave certamente não impediu que os Enantiornithes, ou outras aves precoces, fossem altamente bem sucedidos em lugares de todo o mundo por dezenas de milhões de anos durante o Cretáceo”, sublinhou Wang.

O artigo científico foi publicado no dia 23 de junho na Nature Communications.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …