Fósseis do período glaciar encontrados em espectacular caverna subaquática

Um grupo de cientistas dos EUA e do México conseguiu extrair fósseis do período glaciar do fundo de Hoyo Negro, uma caverna subaquática localizada no México.

Há milhares de anos, as espectaculares cavernas (agora inundadas) da Península de Iucatão, no México, serviram de passagem para os seres humanos e animais do último período glaciar. No entanto, muitas criaturas infelizes acabaram mortas, depois de caírem no Hoyo Negro – um verdadeiro Buraco Negro.

Uma equipa de paleontólogos da East Tennessee State University, nos Estados Unidos, mergulhou ao fundo da caverna subaquática e conseguiu extrair restos arqueológicos de várias espécies da época do Plistocénico. Os numerosos restos encontrados datam de há aproximadamente 13 mil anos.

O grupo conseguiu recuperar os restos de três ursos-beiçudos gigantes, incluindo uma espécie completamente nova, ursos-de-face-curta, leões da montanha, tigres-dente-de-sabre, um gonfotério (parente do elefante), tapires e mesmo um ser humano.

“A preservação dos materiais fósseis é extraordinária e permitir-nos-á reconstruir vários aspectos da anatomia, relações evolutivas e comportamento dos seres vivos da época, explicou Blaine Schubert, um dos investigadores envolvidos, ao PhysOrg.

“A diversidade da fauna mostra-nos uma imagem nova e emocionante desta região, durante uma rápida alteração climática e ambiental”, acrescentou Schubert, que apresentou as conclusões do estudo na reunião anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, realizada a 17 de agosto em Calgary, no Canadá.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …

Republicação das caricaturas de Maomé foi o motivo do ataque junto ao Charlie Hebdo

A republicação das caricaturas de Maomé terá estado na origem do ataque junto ao edifício da antiga redação do jornal satírico Charlie Hebdo, confessou o principal suspeito. Quatro pessoas foram esta sexta-feira feridas, duas das quais …

Segunda vaga pode matar menos (mesmo com novos casos a disparar)

Os especialistas acreditam que a segunda vaga de covid-19 em Portugal vai ser menos letal, embora o número de novos casos diários possa vir a ser "muito elevado". Isto porque temos a lição mais bem …