Fósseis do período glaciar encontrados em espectacular caverna subaquática

Um grupo de cientistas dos EUA e do México conseguiu extrair fósseis do período glaciar do fundo de Hoyo Negro, uma caverna subaquática localizada no México.

Há milhares de anos, as espectaculares cavernas (agora inundadas) da Península de Iucatão, no México, serviram de passagem para os seres humanos e animais do último período glaciar. No entanto, muitas criaturas infelizes acabaram mortas, depois de caírem no Hoyo Negro – um verdadeiro Buraco Negro.

Uma equipa de paleontólogos da East Tennessee State University, nos Estados Unidos, mergulhou ao fundo da caverna subaquática e conseguiu extrair restos arqueológicos de várias espécies da época do Plistocénico. Os numerosos restos encontrados datam de há aproximadamente 13 mil anos.

O grupo conseguiu recuperar os restos de três ursos-beiçudos gigantes, incluindo uma espécie completamente nova, ursos-de-face-curta, leões da montanha, tigres-dente-de-sabre, um gonfotério (parente do elefante), tapires e mesmo um ser humano.

“A preservação dos materiais fósseis é extraordinária e permitir-nos-á reconstruir vários aspectos da anatomia, relações evolutivas e comportamento dos seres vivos da época, explicou Blaine Schubert, um dos investigadores envolvidos, ao PhysOrg.

“A diversidade da fauna mostra-nos uma imagem nova e emocionante desta região, durante uma rápida alteração climática e ambiental”, acrescentou Schubert, que apresentou as conclusões do estudo na reunião anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, realizada a 17 de agosto em Calgary, no Canadá.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rúben Ribeiro pensou que ia morrer em Alcochete, Gelson recebeu SMS a avisar do ataque

Rúben Ribeiro e Gelson Martins foram ouvidos, esta sexta-feira, na 22.ª sessão do julgamento, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. "Sinceramente, pensei que ia morrer, foi um cenário de horror, estavam constantemente a dizer: …

Um terço dos franceses acredita que um novo Holocausto pode acontecer nos Estados Unidos

Um terço dos franceses (36%) acredita que um novo Holocausto pode vir a  acontecer nos Estados Unidos, de acordo com uma nova sondagem levada a cabo pela Conference on Jewish Material Claims Against Germany. De acordo …

Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos. De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, …

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …