/

“Enorme fortuna” encontrada em igreja onde Martinho Lutero pregou: “é um milagre”

Routes of Reformation

Igreja de Santo André, Eisleben, Alemanha.

Tesouro foi escondido em 1640 como proteção contra os saques dos soldados suecos, na Guerra dos 30 Anos. 816 moedas compõem uma “enorme fortuna” que excede em muito o salário anual de um artesão da época.

Uma “enorme fortuna” escondida foi encontrada dentro de uma estátua na Igreja de Santo André em Eisleben, na Alemanha, um local intimamente ligado ao legado do reformador protestante Martinho Lutero.

O tesouro, composto por quatro sacos de moedas que remetem ao século XVII, foi desenterrado por restauradores em maio de 2022, mas só foi anunciado no passado mês de novembro.

As 816 moedas estavam escondidas na cavidade de uma estátua de arenito, parte de um epitáfio para uma condessa e um conde. O tesouro foi escondido por volta de 1640, provavelmente como proteção contra os saques dos soldados suecos que frequentemente invadiam a região durante a guerra.

É “uma enorme fortuna” que excede em muito o salário anual de um artesão da época, confessa o conservador do Gabinete de Moedas do Estado da Saxónia-Anhalt, Ulf Dräger, ao Live Science.

A coleção inclui moedas de ouro, como o “anjo de ouro” e ducados de ouro, bem como táleres (moeda europeia de prata) e pennies de prata. As primeiras avaliações sugerem que as moedas faziam parte do tesouro de uma igreja, e que foram recolhidas através de taxas de serviços especiais como casamentos e funerais e, possivelmente, de contribuições para um fundo paroquial comum conhecido como Aerarium Pastorale.

Descoberta “é um milagre”

A descoberta abre novas janelas com vista para a turbulenta história da Guerra dos Trinta Anos e para o papel da igreja como refúgio durante o período, nota o conservador, especialmente pelo facto de o tesouro ter permanecido intocado durante quase quatro séculos.

É um milagre que o tesouro não tenha vindo à luz mais cedo”, acrescentou  Dräger.

A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) foi um conflito devastador que assolou a Europa Central, incluindo Eisleben, onde Martinho Lutero proferiu os seus últimos sermões em 1546. Eisleben, cidade da região da Saxónia-Anhalt, foi regularmente pilhada durante a guerra, tendo a sua população diminuído para metade entre 1628 e 1650.

Cranach Digital Archive / Wikipedia

Retrato de Martinho Lutero por Lucas Cranach, 1528

Muitos habitantes de Eisleben, onde se vivia em “constante horror de guerra”, esconderam os seus objetos de valor para evitar os saques, e a igreja serviu de santuário tanto para as pessoas como para os tesouros.

As moedas servem também como um retrato das condições económicas do século XVII. Um mineiro qualificado da região ganhava cerca de 1 táler, cerca de 24 cêntimos, por semana, enquanto bens básicos como manteiga e arenques custavam apenas alguns cêntimos.

Os investigadores analisarão cada moeda individualmente para documentar a sua origem e significado. O tesouro será exposto no Museu de Arte de Moritzburg, em Halle, e na Igreja de Santo André, permitindo o acesso do público a esta descoberta histórica.

Tomás Guimarães, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.