A forma como movemos o telemóvel revela traços da nossa personalidade

Uma equipa de investigadores da Austrália encontrou um método de predizer os traços da personalidade de alguém usando apenas o telemóvel.

Há muitas investigações anteriores sobre como diferentes aspetos do uso do telemóvel e das redes sociais – como a linguagem nas mensagens, o estilo do perfil do Facebook e a quantidade de atividade física – pode predizer traços da personalidade das pessoas.

“Atividades como quão rápido ou quão longe andamos ou quando pegamos nos telefones durante a noite, geralmente seguem padrões e esses padrões dizem muito sobre o nosso tipo de personalidade”, disse um dos integrantes da equipa, a cientista da computação Flora Salim da Universidade RMIT, em comunicado.



Neste caso, começamos com os cinco traços de personalidade. Estes têm sido usados ​​em psicologia desde os anos 80 para ajudar a classificar cinco partes dominantes das nossas personalidades. Os cinco traços são extroversão (sociável ou reservado), abertura (curioso ou cauteloso), neuroticismo (confiante ou nervoso), afabilidade (compassivo ou desapegado) e consciência (organizado ou relaxado).

Big Five é a maneira mais comum de determinar a personalidade“, disse o psicólogo de marketing Billy Sung, da Curtin University, que não esteve envolvido na investigação, ao ScienceAlert. “É claro que, como qualquer outra escala ou medida, tem os seus críticos. Por exemplo, muitos investigadores são céticos se cinco traços de personalidade de ordem superior podem explicar a variação da personalidade em geral.”

De acordo com o estudo publicado em junho na revista científica Computer, os investigadores analisaram os hábitos de telefone de 52 pessoas entre março de 2010 e julho de 2011. Cada participante recebeu um telefone com software de sensoriamento e recolha, o que deu aos cientistas informações sobre quando e quanto o telefone se movia e o número e a hora do dia de todas as chamadas e mensagens.

Os participantes também foram convidados a preencher um inquérito Big Five para resumir as suas personalidades em cinco traços.

De seguida, a equipa também criou uma lista de recursos relacionados aos aspetos de uso do telemóvel que mediram, que podem potencialmente determinar os traços de personalidade. Por exemplo, a atividade física nas noites de fim de semana pode prever extroversão ou o número de chamadas que alguém faz pode prever a amabilidade.

Depois de analisar os números, os cientistas descobriram que alguns dos recursos do telefone previam alguns dos traços de personalidade para os 52 participantes. Embora trabalhassem com um pequeno tamanho da amostra, é interessante ver que os dados do telefone previam melhor neuroticismo, consciência e extroversão.

Os registos não foram tão úteis para prever os outros dois traços, especialmente a abertura, o que faz sentido, já que alguns traços de personalidade estão ligados à atividade e outros são mais internos. “Na vida quotidiana, também é difícil dizer se alguém é ou curioso pelo seu padrão de intensidade de atividade”, escreve a equipa

Há também a questão de saber se a equipa estava a olhar para traços de personalidade ou se os traços de personalidade poderiam ser mascarados por outros fatores. “O neuroticismo pode estar associado a diferentes regularidades de intensidade de atividades durante a noite, mas não podemos descartar outras explicações (por exemplo, pessoas neuróticas são mais propensas ao stress e, portanto, se esse for o caso, qualquer pessoa com diferentes traços de personalidade que estão stressados exibirão os mesmos resultados”, disse Sung.

Esta é a primeira vez que os investigadores combinaram esses dados do acelerómetro com a atividade tradicional do telefone. Os cientistas já fizeram estudos sobre o histórico do navegador e podem descobrir muito mais informações sobre as nossas personalidades dessa maneira.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E quem enfia 10 telemóveis no pacote para os introduzir ilegalmente na cadeia?! Isso revela abertura? Confiança? Relaxamento?

  2. Em suma: um exemplo típico de bom academismo. Gastam-se centenas de horas e muitos milhares para se chegar a conclusão alguma. Há muitos exemplos destes em Portugal, que a FCT vai patrocinando com o dinheiro de Bruxelas e uma parte dos nossos impostos.

RESPONDER

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …