Ford Mustang engolido por lava no Havai

O vulcão Kilauea já destruiu dezenas de casas no Havai. A lava do vulcão vai estragando objetos por onde passa, como é o caso de um Ford Mustang que se encontrava estacionado à beira da estrada.

O Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo, colocou o Havai em alerta desde quinta-feira passada. Embora o país seja conhecido e atraia muitos turistas pela sua beleza em erupção (literalmente), a lava emitida pelo vulcão tem vindo a causar grande destruição.

Para trás ficam casas e automóveis que os habitantes não conseguem salvar. Um vídeo publicado pela cadeia televisiva norte-americana CBS ilustra bem este problema, ao mostrar uma massa enorme de rocha fundida a destruir tudo o que encontra à sua frente. E nem o Ford Mustang consegue escapar.

Apesar de ser um cenário assustador, a lava deslocava-se a uma reduzida velocidade, o que permitiu a fuga dos habitantes daquela região da ilha grande do Havai. No entanto, o Ford Mustang não se conseguiu salvar e acabou por ter o mesmo fim que as 26 casas que a lava já visitou, desde que o vulcão entrou em erupção.

Segundo o Observador, neste tipo de vulcão, a lava ascende à superfície através de tubos, nos quais a rocha assume a sua forma líquida, a uma temperatura que ronda os 1.300 graus Celsius.

Quando entra em contacto com o ar, a lava arrefece muito rapidamente, sobretudo na camada exterior, de cor negra. Contudo, no interior do manto a rocha continua a temperaturas bastante elevadas e perigosas.

Curiosamente, as zonas avermelhadas são as menos quentes – entre 600 a 800ºC. Seguem-se as de cor laranja – 800 a 1.000ºC e, por fim, a cor amarela a que correspondem as temperaturas mais elevadas, de 1.000 a 2.000ºC.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quanto é que a Ford pagou por este título de notícia? Não era a mesma coisa dizer “carro engolido por lava no Havai”? Ou a marca é relevante para o caso?

    Vejam lá se não é melhor dizer as moradas dos concessionários em cada capital de distrito.

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …