O vulcão Kilauea já destruiu dezenas de casas no Havai. A lava do vulcão vai estragando objetos por onde passa, como é o caso de um Ford Mustang que se encontrava estacionado à beira da estrada.
O Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo, colocou o Havai em alerta desde quinta-feira passada. Embora o país seja conhecido e atraia muitos turistas pela sua beleza em erupção (literalmente), a lava emitida pelo vulcão tem vindo a causar grande destruição.
Para trás ficam casas e automóveis que os habitantes não conseguem salvar. Um vídeo publicado pela cadeia televisiva norte-americana CBS ilustra bem este problema, ao mostrar uma massa enorme de rocha fundida a destruir tudo o que encontra à sua frente. E nem o Ford Mustang consegue escapar.
Apesar de ser um cenário assustador, a lava deslocava-se a uma reduzida velocidade, o que permitiu a fuga dos habitantes daquela região da ilha grande do Havai. No entanto, o Ford Mustang não se conseguiu salvar e acabou por ter o mesmo fim que as 26 casas que a lava já visitou, desde que o vulcão entrou em erupção.
Segundo o Observador, neste tipo de vulcão, a lava ascende à superfície através de tubos, nos quais a rocha assume a sua forma líquida, a uma temperatura que ronda os 1.300 graus Celsius.
Quando entra em contacto com o ar, a lava arrefece muito rapidamente, sobretudo na camada exterior, de cor negra. Contudo, no interior do manto a rocha continua a temperaturas bastante elevadas e perigosas.
Curiosamente, as zonas avermelhadas são as menos quentes – entre 600 a 800ºC. Seguem-se as de cor laranja – 800 a 1.000ºC e, por fim, a cor amarela a que correspondem as temperaturas mais elevadas, de 1.000 a 2.000ºC.
O Mustang e até o R2D2 foram engolidos….
Quanto é que a Ford pagou por este título de notícia? Não era a mesma coisa dizer “carro engolido por lava no Havai”? Ou a marca é relevante para o caso?
Vejam lá se não é melhor dizer as moradas dos concessionários em cada capital de distrito.
Dada a associação a um evento negativo, não me parece que seja muito eficaz enquanto publicidade…