Forças especiais canadianas no terreno em combate contra Estado Islâmico

As forças especiais canadianas combateram ao lado do exército iraquiano elementos do grupo extremista Estado Islâmico (EI), divulgou hoje o Estado-Maior das Forças Armadas do Canadá.

Este combate no solo, que ocorreu a semana passada, é o primeiro realizado oficialmente por um país da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, contra a organização radical muçulmana.

Como a França, o Canadá deslocou aviões de caça e forças especiais para o Iraque, insistindo que estes soldados fariam a formação de tropas iraquianas e milícias curdas.

O governo canadiano defendeu o direito de “autodefesa” para explicar o confronto.

“O facto de termos trocado tiros com o EI não significa que isto se tenha tornado uma missão de combate”, declarou à imprensa o general Michael Rouleau, comandante das forças de operações especiais canadianas.

“Não vejo isso como uma escalada” nas ações do Canadá contra o EI, disse Jonathan Vance, comandante do destacamento canadiano.

O general Rouleau explicou que o incidente ocorreu na última semana, quando as forças especiais canadianas finalizavam o planeamento de um bombardeamento da coligação com altas patentes do exército iraquiano, a vários quilómetros da linha da frente, no norte do país.

“Quando avançaram, para confirmar os planos e visualizar o que tinham discutido através de um mapa, foram imediatamente atacados com tiros de morteiros e metralhadoras”, contou o chefe das forças especiais.

Os atiradores de elite canadianos foram autorizados pelo seu comandante a ripostar.

“Eles neutralizaram duas ameaças”, disse Rouleau, sem dar mais detalhes. Não houve feridos entre os canadianos.

Em outubro, o parlamento canadiano foi atacado, tendo a polícia determinado que o ataque foi perpetrado por Zehaf Bibeau, cidadão canadiano de 32 anos, em protesto por não lhe ter sido dado passaporte para viajar para a Líbia ou Síria, onde pretendia juntar-se a grupos rebeldes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …