A Força Aérea tem um novo helicóptero

Os novos Koala são helicópteros ligeiros e destinam-se a substituir a frota dos Aloeutte III, ao serviço desde a guerra colonial.

Na quarta-feira, a Força Aérea recebeu o terceiro dos cinco novos helicópteros ligeiros Koala AW119 que vão substituir a frota dos Aloeutte III em operação desde a guerra colonial.

De acordo com o Diário de Notícias, as primeiras duas aeronaves militares da Esquadra 552 – conhecida por Zangões – chegaram em fevereiro, depois de adquiridas ao construtor italiano Leonardo num contrato assinado no final de 2017 por 20,5 milhões de euros.

Os Koala AW119MKII chegaram a Portugal sem armamento e destinam-se a missões de instrução básica e complementar de pilotagem, patrulhamento e vigilância, reconhecimento, busca e salvamento e evacuação sanitária, como têm feito os Alouette nas últimas décadas.

Os primeiros pilotos e mecânicos dos Koala receberam formação nas instalações da Leonardo nos Estados Unidos. Os restantes elementos das tripulações da Esquadra 552 já estão a ser qualificados em Portugal.

As novas aeronaves estão equipadas para participar no apoio às operações de combate aos fogos, missão que a Força Aérea passou a cumprir, na sequência dos incêndios que em 2017 provocaram dezenas de mortos na região centro.

AO DN, o porta-voz da Força Aérea adiantou que “já temos feito missões” reais com os Koala no norte e centro do país, em ações de apoio a incêndios.

O dois Alouette III ainda em atividade vão continuar a sua atividade até ao final do ano. No entanto, segundo o tenente-coronel Manuel Costa, o ramo vai continuar a usá-los até ao limite possível que pode estender-se para além de dezembro de 2019.

A compra dos Koala envolveu um investimento de 20,5 milhões de euros e prevê a opção de serem adquiridos mais dois aparelhos (os dois que ainda faltam devem chegar em março de 2020).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …