Força Aérea Portuguesa terá como desafio a gestão dos meios aéreos durante incêndios

António José / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

A Força Aérea enfrenta “um conjunto de desafios importante pela frente” referiu António Costa esta segunda-feira numa visita à Base Aérea número 5, em Monte Real, Leiria.

O primeiro-ministro apontou esta segunda-feira a gestão dos meios aéreos de combate aos fogos e a disponibilização da base do Montijo para o aeroporto complementar como os próximos “desafios importantes” da Força Aérea (FAP).

No final de uma visita à Base Aérea número 5, em Monte Real, Leiria, António Costa disse que o ramo tem neste momento “um conjunto de desafios importante pela frente”, a começar pela transferência da operação de gestão dos meios aéreos de combate a incêndios florestais.

O chefe do Governo destacou a aprovação na semana passada da resolução de Conselho de Ministros que formaliza o processo e empenha “progressivamente a Força Aérea na função de responsabilidades” numa missão “de grande importância para a salvaguarda da segurança nacional”.

António Costa acrescentou que “cabe também à Força Aérea um desafio importante que tem a ver com a disponibilização de uma das suas bases [número 6] para que o aeroporto de Lisboa possa ser complementado com o aeroporto do Montijo”.

Quanto à questão dos recursos financeiros e equipamentos, o primeiro-ministro disse que a próxima Lei de Programação Militar “procurará responder às necessidades imediatas e prementes do ramo”.

O primeiro-ministro destacou o programa de aquisição de seis aeronaves KC-390 para substituir o avião de transporte C-130 e que terá “impacto na defesa nacional”, mas também no desenvolvimento da capacidade industrial e tecnológica do país.

Questionado sobre o orçamento para o setor da Defesa, António Costa disse que “a trajetória definida” para atingir o compromisso [assumido com a NATO] para aumentar as despesas em defesa até 2024 “terá tradução” na Lei do Orçamento e sobretudo na Lei de Programação Militar que o Governo prevê apresentar brevemente na Assembleia da República.

Acompanhado pelo ministro da Defesa Nacional Azeredo Lopes e pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Manuel Rolo, António Costa assistiu à descolagem de caças F-16 na Base de Monte Real, tendo recebido um capacete de piloto para assinalar a sua primeira visita ao ramo.

Atualmente a Força Aérea dispõem de 30 aeronaves F-16, embora nem todas estejam operacionais de momento, divididas pelas esquadras 201 (Falcões) 301 (Jaguares) que mantém uma parelha destes aviões em alerta permanente.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …