FMI defende aumento de salários na Alemanha para impulsionar retoma na Europa

World Economic Forum / Flickr

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, defendeu, numa entrevista divulgada esta segunda-feira, que a Alemanha deve aumentar o seu nível de salários para que impulsione a recuperação económica na Europa.

“Acho muito importante que a Alemanha participe no movimento de recuperação de forma intensa. Tem os meios para o fazer”, afirmou Christine Lagarde à estação de televisão suíça RTS.

Descrevendo a retoma económica da Europa como “trabalhosa”, a líder do FMI sublinhou que aquela que é a maior potência económica do continente europeu tem “margem de manobra” para ajudar, como ficou provado nas recentes negociações salariais.

A existência “dessa margem ficou provada nas negociações salariais entre sindicatos e organizações patronais”, afirmou, acrescentando ter esperança que “a iniciativa seja alargada e isso ajude a impulsionar a retoma europeia”.

No mês passado, o presidente do banco central alemão (Deutsche Bundesbank), Jens Weidmann, admitiu haver possibilidade de os salários do país aumentarem até 3%, já que a Alemanha “está praticamente em situação de pleno emprego”.

No entanto, esta posição contraria aquilo que o Governo e a chanceler Angela Merkel têm defendido quando referem que a política de salários baixos é que tem permitido ao país aumentar a competitividade.

Vários países europeus, que têm apresentado uma recuperação económica muito lenta, têm acusado a Alemanha de estar a prejudicar os restantes membros da União Europeia com excedentes comerciais.

Aliás, desde o início da crise da dívida na zona euro, em 2010, que os parceiros europeus acusam a Alemanha de não usar a sua posição como maior economia do continente para impulsionar o crescimento dos outros países.

A última crítica surgiu no sábado e foi lançada pelo ministro francês da Economia – agora demissionário – Arnaud Montebourg.

“É preciso levantar a voz [porque] a Alemanha está presa a uma política de austeridade e impõe-na em toda a Europa“, afirmou o ministro em declarações ao jornal francês Le Monde.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …