FMI ameaça cortar financiamento à Grécia

matthew_tsimitak / Flickr

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

A Grécia ficará privada de acesso a financiamento do Fundo Monetário Internacional se falhar o pagamento à instituição, advertiu esta quinta-feira um porta-voz do FMI.

“Qualquer país que não cumpra os seus compromissos é considerado com pagamentos em atraso e não tem acesso ao financiamento do FMI”, declarou William Murray numa conferência de imprensa em Washington.

Atenas terá de fazer pagamentos ao FMI ao longo do mês de junho de cerca de 1,6 mil milhões de euros, o primeiro dos quais (300 milhões de euros) no dia 5.

No domingo, o ministro do Interior grego, Nikos Voutsis, afirmou que não há dinheiro para pagar ao FMI em junho, numa altura em que a Grécia tenta concluir um acordo com os credores que lhe garanta o financiamento considerado vital para o país cumprir as suas obrigações.

Por outro lado, o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e os ministros envolvidos nas negociações nunca anunciaram que o pagamento não se fará.

“Neste momento, esperamos que as autoridades gregas nos paguem”, afirmou o porta-voz.

O Governo grego espera que o acordo com os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) seja finalizado até domingo, mas Bruxelas já relativizou este otimismo.

“As negociações com os gregos continuam e ainda há trabalho pela frente”, disse o porta-voz do FMI.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Medidas urgentes" para a Saúde. PCP quer medicamentos gratuitos para doentes crónicos

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou este domingo que o partido vai apresentar "medidas urgentes" na área da saúde, destacando-se a dispensa gratuita de medicamentos para doentes crónicos e a criação do Laboratório …

Dinamarca responde a Trump: A Gronelândia não está à venda

O Presidente dos Estados Unidos quer comprar a Gronelândia "por razões estratégicas". A primeira-ministra dinamarquesa já fez questão de relembrar Donald Trump que o território não está à venda. Segundo o Expresso, as declarações do Presidente …

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …