Florida vai pedir pena de morte para atirador de Parkland

Mike Stocker / EPA

Os procuradores do ministério público do estado norte-americano da Florida anunciaram que vão pedir a pena de morte para Nikolas Cruz, o adolescente que matou a tiro 17 pessoas há um mês numa escola de Parkland.

Cruz, de 19 anos, comparece na quarta-feira em tribunal para ser formalmente acusado. São-lhe imputados 17 crimes de homicídio e os seus advogados fizeram saber que ele aceitará declarar-se culpado em troca da garantia de que não será executado.

Uma negociação da pena mantém-se teoricamente possível apesar do anúncio hoje feito pelos procuradores.

A data do julgamento de Cruz, condicionada pelo facto de ser declarado suficientemente “são de espírito” para ser julgado, ainda não foi marcada.

Michael Satz, procurador do condado de Broward, declarou-se convicto de que a acusação demonstrará que os homicídios de Cruz foram “particularmente odiosos, atrozes e cruéis”.

O rapaz, antigo aluno da escola que atacou com a sua espingarda automática, foi detido pouco depois do tiroteio que vitimou 14 alunos e três professores, e que não tentou negar.

Exatamente um mês após os homicídios, dezenas de milhares de estudantes norte-americanos vão na quarta-feira sair das respetivas salas de aula durante 17 minutos, em memória das vítimas – um ato que pretende também ser um apelo ao Congresso para que aja contra a proliferação das armas de fogo.

zap // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Criança de 3 anos gravemente ferida em ataque com ácido no Reino Unido

A polícia britânica anunciou esta segunda-feira a detenção de mais três suspeitos de envolvimento no ataque com ácido a uma criança de 3 anos, que sofreu queimaduras graves no passado sábado. A polícia de West Mercia …

Adolescente violada pelo irmão condenada a prisão por abortar na Indonésia

Uma adolescente de 15 anos, violada oito vezes e engravidada pelo irmão dois anos mais velho, foi condenada a seis meses de prisão por aborto ilegal. As violações aconteceram desde setembro do ano passado, tendo o …

Máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM que cobram comissões

As máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM. Esta mudança é uma autêntica armadilha, já que o levantamento a crédito permite a cobrança de comissões, sem pré-avisos, por cada levantamento. As Caixas Multibanco, geridas pela …

PJ sabia da preparação de assalto antes de Tancos, mas não avisou militares

A Polícia Militar alega que a Polícia Judiciária tinha conhecimento de que estava em preparação um assalto, antes do roubo nos paióis de Tancos, mas que não foi informada desse facto. Um dado que vem …

NYTimes diz que Portugal se atreveu a recusar austeridade e renasceu (mas Costa discorda)

Em declarações ao The New York Times, o primeiro-ministro português assume que "não passámos do lado escuro para o lado luminoso da Lua", e diz que ainda há muito por fazer. Liz Alderman, correspondente do The …

Silêncio de Manuel Pinho "confirma que tem algo a esconder”

Para Luís Marques Mendes, a audição a Manuel Pinho foi "um dos momentos parlamentares mais deprimentes e degradantes" a que se lembra de ter assistido. No seu habitual espaço de comentário semanal no "Jornal da Noite" …

Juízes fazem ultimato ao Ministério para resolver problemas dos elevadores

O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Manuel Soares, deu ao Ministério da Justiça até setembro para realizar as inspeções e resolver os problemas de funcionamento dos elevadores nos tribunais. De acordo com o Jornal …

Trump avisa Irão: "NUNCA, NUNCA MAIS voltem a ameaçar os Estados Unidos"

Continua a troca acesa de ameaças entre os presidentes dos Estados Unidos e do Irão. Em letras maiúsculas e tom de fúria, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter para responder ao …

Eduardo Barroso fora de perigo após cirurgia cardíaca de urgência

O cirurgião Eduardo Barroso estava de férias no Algarve quando sofreu um enfarte. Foi hospitalizado no Hospital de Faro este sábado e submetido a uma cirurgia de urgência, mas já estará fora de perigo e …

Forças armadas alemãs ponderam recrutar estrangeiros

O Governo alemão está a ponderar permitir o ingresso de cidadãos de outros estados-membros da União Europeia nas fileiras das Forças Armadas do país (Bundeswehr) como resposta ao problema da falta de pessoal. Após o fim …