Físicos criam nanoespelho com apenas 2 mil átomos

N.V. Corzo / Laboratoire Kastler Brossel

Físicos criam nanoespelho com apenas 2 mil átomos

Físicos criam nanoespelho com apenas 2 mil átomos

Uma equipa de investigadores franceses afirma ter criado um espelho eficiente com apenas dois mil átomos.

O investigador Julien Laurat e a sua equipa do Laboratoire Kastler Brossel (LKB) da Universidade Pierre e Marie Currie, em Paris, relatam ter criado um espelho eficiente com apenas dois mil átomos. Os resultados foram publicados a 23 de setembro na Physical Review Letters.

Ao calcular a posição de átomos frios presos a uma nanofibra, os investigadores conseguiram obter as condições necessárias para a reflexão Bragg, um efeito físico proposto por William Bragg e o pai quando estudavam sólidos cristalinos, pelo qual receberam um prémio Nobel em 1915.

Na pesquisa conduzida por Laurat, cada átomo preso contribui com uma parte da reflexão, e a sua posição minuciosamente calculada permite que o conjunto reflita a luz.

“Foram necessários apenas dois mil átomos presos ao redor da fibra, enquanto demonstrações anteriores em espaço livre exigiam dezenas de milhões de átomos para conseguir a mesma reflexão”, afirma Neil Corzo, autor principal do artigo, ao Phys.org. “Isto acontece devido ao forte acoplamento entre átomo e fotão e pelo controlo da posição do átomo que conseguimos agora ter no nosso sistema”, complementa.

Por outras palavras, a chave para esta descoberta é a fibra em escala nano, com diâmetro reduzido a 400nm.

Usando este confinamento transversal, é possível prender átomos de césio frio junto da fibra em cadeias bem definidas. O aprisionamento dos átomos é feito com a implantação de uma armadilha de dipolo, e a distância entre eles é a metade do comprimento de onda dos átomos de césio, cumprindo as condições mínimas para que as reflexões de Bragg aconteçam.

O trabalho é importante para os campos de eletrodinâmica quântica, rede quântica, óptica quântica não linear e simulação quântica.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Violino põe em risco compromisso da Alemanha de devolver objetos saqueados pelos nazis

Um violino com 300 anos está no centro de uma disputa que ameaça minar o compromisso da Alemanha em devolver objetos saqueados pelos nazis. Ninguém sabe por que Felix Hildesheimer, um negociante de instrumentos musicais judeu, …

Consumo de álcool aumentou durante a pandemia de covid-19

Embora o consumo de álcool tenha aumentado mais entre os jovens, os adultos mais velhos, sobretudo os que sofrem de ansiedade e depressão, também revelaram estar dentro desta tendência. “O aumento do consumo de álcool, especialmente …

Alphabet diz adeus ao Loon, projeto que queria espalhar Internet através de balões

O projeto da Alphabet que tinha como objetivo levar Internet às partes mais remotas do mundo "perdeu o fôlego" e os seus responsáveis decidiram pôr-lhe um ponto final. Num comunicado divulgado na última sexta-feira, Alastair Westgarth, …

Estudo identifica cidades europeias com maior mortalidade devido à poluição do ar

Madrid, Antuérpia e Torino (em Espanha, Bélgica e Itália, respetivamente) lideram o ranking de mortes associadas à poluição por dióxido de azoto (NO2). Já a maior mortalidade atribuível a partículas finas é encontrada em cidades …

Fim do Flash Player colapsou sistema de estação ferroviária chinesa

O sistema ferroviário na cidade de Dalian, no nordeste da China, ficou paralisado por causa da desativação do programa Flash Player da Adobe. A Adobe encerrou o suporte técnico do seu player de multimédia Flash Player …

Eis o que o mundo pode aprender com o confinamento da China

O confinamento na China tem apresentado resultados excecionais no controlo da pandemia, à custa da perda de liberdade das pessoas. Ainda assim, há muito que se pode aprender com o exemplo chinês. Colocar o autoritarismo contra …

Descoberto fármaco "100 vezes mais potente" contra a covid-19 (e "nasceu" das seringas-do-mar)

Uma equipa internacional de investigadores descobriu um medicamento antiviral que é "100 vezes mais potente" do que o remdesivir no tratamento da covid-19. Trata-se de um fármaco usado para tratar um cancro sanguíneo, que só foi …

Covid-19. Fortuna das dez pessoas mais ricas pagaria vacina para toda a população mundial

A riqueza combinada dos dez homens mais ricos do mundo subiu em cerca de 540 mil milhões de dólares (445 mil milhões de euros) durante a pandemia, de acordo com um relatório da organização internacional …

Farmacêuticas pouco preparadas para próxima pandemia, alerta relatório

As maiores empresas farmacêuticas do mundo estão pouco preparadas para a próxima pandemia, apesar da crescente resposta à covid-19, alertou um relatório da Access to Medicine Foundation, divulgado esta terça-feira. Neste relatório, Jayasree K Iyer, diretora executiva …

Um em cada três infetados com covid-19 é assintomático

Investigadores sugerem, com base numa revisão de 61 estudos, que uma em cada três pessoas infetadas com o novo coronavírus é assintomática. Uma em cada três pessoas infetadas com covid-19 não sabe que tem o novo …