/

Físicos criam nanoespelho com apenas 2 mil átomos

N.V. Corzo / Laboratoire Kastler Brossel

Físicos criam nanoespelho com apenas 2 mil átomos

Físicos criam nanoespelho com apenas 2 mil átomos

Uma equipa de investigadores franceses afirma ter criado um espelho eficiente com apenas dois mil átomos.

O investigador Julien Laurat e a sua equipa do Laboratoire Kastler Brossel (LKB) da Universidade Pierre e Marie Currie, em Paris, relatam ter criado um espelho eficiente com apenas dois mil átomos. Os resultados foram publicados a 23 de setembro na Physical Review Letters.

Ao calcular a posição de átomos frios presos a uma nanofibra, os investigadores conseguiram obter as condições necessárias para a reflexão Bragg, um efeito físico proposto por William Bragg e o pai quando estudavam sólidos cristalinos, pelo qual receberam um prémio Nobel em 1915.

Na pesquisa conduzida por Laurat, cada átomo preso contribui com uma parte da reflexão, e a sua posição minuciosamente calculada permite que o conjunto reflita a luz.

“Foram necessários apenas dois mil átomos presos ao redor da fibra, enquanto demonstrações anteriores em espaço livre exigiam dezenas de milhões de átomos para conseguir a mesma reflexão”, afirma Neil Corzo, autor principal do artigo, ao Phys.org. “Isto acontece devido ao forte acoplamento entre átomo e fotão e pelo controlo da posição do átomo que conseguimos agora ter no nosso sistema”, complementa.

Por outras palavras, a chave para esta descoberta é a fibra em escala nano, com diâmetro reduzido a 400nm.

Usando este confinamento transversal, é possível prender átomos de césio frio junto da fibra em cadeias bem definidas. O aprisionamento dos átomos é feito com a implantação de uma armadilha de dipolo, e a distância entre eles é a metade do comprimento de onda dos átomos de césio, cumprindo as condições mínimas para que as reflexões de Bragg aconteçam.

O trabalho é importante para os campos de eletrodinâmica quântica, rede quântica, óptica quântica não linear e simulação quântica.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.